A Autarquia Municipal de saúde de Apucarana concluiu nesta quinta-feira (02/10) mais uma oficina do Progestão, uma iniciativa do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva e do Grupo de Pesquisa em Gestão do Sul (GESTSUS), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Segundo explica o secretário municipal da Saúde, médico Guilherme de Paula, o programa tem como objetivo promover educação permanente junto às equipes gestoras dos municípios, com o propósito de qualificar a gestão dos serviços de saúde. “Desta vez o tema tratado foi a Gestão Financeira e Orçamentária do SUS, onde foi falado sobre o Fundo Municipal da Saúde, como se dá a transferência de recursos e conceitos e aplicação do orçamento público”, explica o secretário.
Participam das oficinas superintendentes e diretores de diversos departamentos e, nesta etapa, as professoras Fernanda de Freitas Mendonça, Larissa Cristina Caruzo Matheus e Letícia Bento, do Progestão, atuaram como instrutoras. A superintendente administrativa da AMS, Stela Maris Santini, explica que o curso é composto por oito oficinas. A primeira ocorreu em 13 de agosto. “Nas três primeiras oficinas discutimos os desafios de ser gestor e os conceitos de território e territorialização e o planejamento no SUS. Nesta terceira, o debate concentrou-se no financiamento. Essa discussão é sempre muito importante, especialmente neste momento em que estamos elaborando o Plano Municipal de Saúde e participando das audiências públicas de discussões sobre as leis orçamentárias”, destacou Stela.
Para o prefeito Rodolfo Mota, a gestão eficiente do sistema de saúde exige profissionais capacitados e motivados. “Incentivamos constantemente nossas equipes a participarem de cursos e capacitações, como o Progestão, formação de imensa qualidade. A saúde é uma área complexa e precisamos de gestores atualizados quanto aos avanços tecnológicos, às mudanças demográficas e epidemiológicas, bem como às pressões financeiras enfrentadas pelo município”, afirmou o prefeito.