Durante a audiência pública de prestação de contas do segundo quadrimestre de 2025 (maio a agosto), realizada nesta sexta-feira (26/09) na Câmara Municipal de Vereadores, o prefeito Rodolfo Mota apresentou o balanço de atividades da Secretaria Municipal de Saúde.

O relatório, apresentado a vereadores e população, destacou avanços expressivos em consultas, exames, atendimentos de urgência e novos serviços implantados. Segundo os dados, foram 35,7 mil consultas médicas agendadas pela regulação, o dobro em relação ao quadrimestre anterior. Também houve aumento de 81 mil exames realizados, 26% a mais que os realizados entre janeiro e abril. “O município também ampliou a parceria com o Cisvir, que é um parceiro estratégico chegando a investir R$ 580 mil em um único mês para garantir consultas e procedimentos especializados para os pacientes de Apucarana”, assinalou o prefeito Rodolfo Mota.

Conforme o prefeito, mais do que números, os resultados representam vidas transformadas. “Não estamos falando apenas de estatísticas, mas de pessoas que esperaram dois, três, até quatro anos por uma consulta e hoje estão sendo atendidas. É uma verdadeira revolução na saúde de Apucarana”, afirmou Rodolfo Mota, ressaltando que em janeiro recebeu a saúde municipal em situação muito difícil, com longas filas represadas, dívidas e serviços desorganizados. “Hoje já mostramos resultados concretos. Repito: não é apenas sobre números, é sobre cuidar das pessoas que esperaram anos por um serviço de saúde. Em pouco tempo provamos que é possível transformar a saúde de Apucarana com gestão responsável e compromisso com a vida”, afirmou o prefeito.

Entre as novidades do quadrimestre, está a abertura do PAI – Pronto Atendimento Infantil, que já realizou mais de 15 mil atendimentos em menos de três meses. “O serviço reduziu drasticamente a espera das crianças que antes eram atendidas na UPA. Hoje temos um tempo médio de atendimento de menos de 30 minutos, com estrutura moderna, exames de raio-x digital e atendimento humanizado”, destacou o prefeito.

Outros resultados da Saúde de Apucarana no segundo quadrimestre de 2025 incluem 47 mil atendimentos na UPA, gerando 247 mil procedimentos; 175 mil exames no Laboratório Municipal, que hoje está integrado ao sistema digital de saúde. “Realizamos ainda 128 mil procedimentos nas UBSs, um aumento de 22% em relação ao início do mandato (primeiro quadrimestre) e 3,5 milhões de medicações distribuídas pela assistência farmacêutica”, informou Rodolfo Mota, reforçando que a transformação exige gestão responsável. “Cada consulta custa. Cada exame tem um valor. Mas estamos reorganizando filas, limpando passivos e investindo onde o cidadão mais precisa. A nossa gestão da Saúde está mudando a vida das pessoas e esse é o nosso compromisso. Cuidar das pessoas”, disse o prefeito de Apucarana.

Entre outros destaques do relatório em relação ao primeiro quadrimestre estão o Centro de Especialidades Médicas: 9 mil consultas (+30%) e quase 11 mil procedimentos (+15%);  Saúde Bucal: 10.917 atendimentos e aumento de 20% no número de próteses; UBSs (Atenção Básica): 128.857 procedimentos, consultas e exames (+22%); Transporte Sanitário: 11.720 pacientes atendidos em 784 viagens; SAMU: 4.170 atendimentos no período, além do Pronto Atendimento 18 horas da Dengue, que funcionou entre maio e junho e realizou 5.137 consultas. O Centro Infantil teve queda do número de pacientes na ordem de 16,5%, reflexo do funcionamento do PAI, e as vacinas de rotina aplicadas totalizaram 47.250 doses.

Após a apresentação, Rodolfo Mota e o secretário municipal da Saúde, médico Guilherme de Paula, responderam por cerca de 30 minutos, perguntas dos vereadores presentes.

 

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