O prefeito Rodolfo Mota confirmou para o dia 13 de novembro, das 14 às 20 horas, no Clube Água Azul, a realização do 1º Seminário de Cafés Especiais da Região de Apucarana. O encontro vai reunir produtores, baristas, cafeterias, universidades e consumidores em um espaço de troca de conhecimento, experiências e negócios.

A promoção é do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal da Agricultura. “Falar de café em Apucarana é falar da nossa história, da nossa identidade e também do futuro da nossa economia. Este seminário é mais uma oportunidade para mostrarmos ao Paraná e ao Brasil a força da Serra de Apucarana, que produz um grão diferenciado, reconhecido pela qualidade e pela tradição. Como prefeito, tenho orgulho de apoiar os nossos cafeicultores e de abrir caminhos para que esse setor continue crescendo, gerando emprego, renda e projetando a nossa cidade como referência”, afirma o prefeito Rodolfo Mota.

Ele lembra que Apucarana possui 1.384 hectares de cafezais, sendo o quinto maior produtor do Paraná, com mais de 2.376 toneladas colhidas. “Outros municípios vizinhos também mantêm a cultura do café, que foi e permanece sendo fundamental para a nossa economia, com qualidade reconhecida nacionalmente”, reforça Mota.

O secretário municipal da Agricultura, João Carmo da Fonseca, destaca que além de Apucarana, já estão confirmadas as participações de cafeicultores de Cambira, Califórnia e Jandaia do Sul, reforçando o caráter regional da iniciativa. “Nossos produtores têm buscado constantemente aprimorar o manejo, a colheita seletiva e o processo de pós-colheita, o que se reflete em uma bebida de alta qualidade. Nós, do poder público, procuramos estar sempre atentos para dar o suporte técnico que precisam, contribuindo para a expansão das atividades. Este primeiro seminário será um marco, abrindo mais um espaço de troca de conhecimento, experiências e negócios para a cafeicultura regional”, avalia o secretário.

O seminário prevê palestras e painéis com especialistas, oficinas de torra, degustação e drinks com café, rodada de negócios e exposição artística, além de premiação dos melhores cafés da região (“Prêmio Café Qualidade 2025”).

Publicações Recomendadas