Desde o início do ano, mais de 170 proprietários de imóveis urbanos em Apucarana firmaram parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a remoção de tocos de árvores em calçadas. O serviço é realizado por uma empresa contratada pela Prefeitura de Apucarana, sem custo ao morador, que em contrapartida assina um termo comprometendo-se a reconstruir a calçada em até 90 dias.
Os resultados positivos da iniciativa foram celebrados pelo prefeito Rodolfo Mota. Segundo ele, os destocamentos realizados nestes primeiros meses do mandato atendem, em sua maioria, a pedidos protocolados e que estavam parados há anos na prefeitura. “Quando assumimos a administração, encontramos este serviço paralisado. Trata-se de uma ação importante, que garante acessibilidade e mais segurança à população, uma vez que, em grande parte dos casos, os tocos prejudicam o trânsito de pedestres pelo passeio, obrigando-os a andar pela rua, disputando espaço com veículos”, destacou Mota.
Moradora do Jardim América, Maria Aparecida de Fátima Bercho de Lucena aprovou a iniciativa do município. Ela acompanhou de perto o trabalho do maquinário (destocador) e contou que o pedido havia sido feito pelo proprietário do imóvel em que mora de aluguel. “Faz um ano e meio que cortaram a árvore. Ela estava condenada e havia risco de cair em cima da casa onde moro. Ficou este toco enorme, onde já vi pessoas tropeçarem e até carro enroscar ao manobrar. O serviço está sendo bem feito. Vai ficar muito bom para todos, até porque o proprietário se comprometeu a refazer a calçada”, disse Maria Aparecida.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva, reforça que a destoca integra a política municipal de cuidado com o meio ambiente e a população. “É compromisso com o futuro e com a construção de uma Apucarana mais inclusiva e segura. Além disso, ao termos uma calçada mais acessível, este projeto colabora para a valorização dos imóveis e melhoria do aspecto urbano. A destoca garante um terreno nivelado, seguro e livre de obstáculos”, afirmou Silva.
Além da remoção dos tocos, a política ambiental do município prevê o estímulo ao plantio de novas árvores. “Em muitos casos, os próprios proprietários já realizaram a reposição, plantando uma muda ao lado do toco que agora foi retirado”, explica o secretário, observando que mudas de espécies adequadas à arborização urbana são cedidas gratuitamente pelo município. “A legislação municipal determina que cada imóvel possua ao menos uma árvore por testada, medida que contribui para o equilíbrio ambiental, amplia a arborização urbana e garante mais sombra, conforto térmico e qualidade de vida para a população”, observa Diego Silva, secretário municipal de Meio Ambiente.
Serviço: Para firmar parceria com a prefeitura, o proprietário de imóvel interessado em revitalizar a calçada deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Parque Municipal Jaboti. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3423-0142, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.