Aproximadamente mil estudantes, das turmas de 4º ano de 21 escolas municipais, assistiram nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/05), no Cine Teatro Fênix, ao Teatro Semáforo do Toque, uma atividade de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual infantil.
Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Autarquia Municipal de Educação (AME), a ação integra a Campanha Maio Laranja. “Uma atividade pensada para alertar, de forma lúdica, sobre os limites do toque e os direitos sobre o próprio corpo, especialmente no contexto de prevenção do abuso sexual infantil. Além disso, é uma ferramenta de encorajamento para que busquem ajuda e conheçam os canais de denúncia caso sofram alguma violência”, explica Fabíola Cristina Carrero, secretária da Assistência Social de Apucarana, que representou o prefeito Rodolfo Mota no evento.
A peça foi apresentada pela educadora Adriana Reis de Jesus (Adrianinha), do projeto Empoderar. Na manhã desta sexta-feira (23/05), a delegada da Mulher, Dra. Luana Louzada Pereira Lopes, também conversou com as crianças que assistiram ao teatro e falou sobre a importância do trabalho de conscientização voltado a crianças com idades entre 9 e 11 anos. “Conversar é o primeiro passo. É quando ensinamos sobre o corpo delas, sobre a importância de dizer ‘não’, de não guardar segredos e de entender que, infelizmente, o perigo está mais próximo do que imaginam, pois é dentro da inocência que o abusador age e faz suas vítimas”, relata a delegada, enaltecendo a relevância do teatro.
“Poder tratar deste tema de forma suave — por meio de brincadeiras, teatros e desenhos — colabora para que as crianças percebam que têm pessoas às quais podem pedir socorro. Que não precisam guardar segredos e, principalmente, que, independentemente de quem seja o abusador, elas precisam falar. E nós (autoridades) estaremos aqui para dar o apoio que precisam”, finaliza Dra. Luana.
Semáforo do Toque: Vermelho: Indica que o toque é proibido, geralmente em áreas íntimas do corpo; Amarelo: Indica que o toque pode ser suspeito, e que a criança deve ficar atenta e, se necessário, buscar ajuda; Verde: Indica que o toque é permitido, como um abraço ou um gesto de afeto.
Escolas – As 21 escolas municipais participantes da atividade teatral Semáforo do Toque, foram: Albino Biacchi; Antonieta Lautenschlager; Augusto Weyand; Dinarte Pereira; Edson Giacomini; Joaquim Vicente de Castro; Osvaldo Santos Lima; Fábio Henrique; Fernando Acosta; Papa João XXIII; Humberto Castelo Branco; João Antônio Braga Côrtes; José Brazil Camargo; José de Alencar; Juiz Luiz Fernando de Araújo; Karel Kober; Luiz Carlos Prestes; Monsenhor Arnaldo Beltrami; Mateus Leme; Presidente Médici e Senador Marcos Freire.