Acompanhado de 25 assessores, entre secretários municipais e superintendentes, o prefeito Beto Preto participou de reunião ontem (4) à noite com a direção de associações de moradores de Apucarana, representadas por mais de 50 pessoas. O encontro, considerado produtivo por ambas as partes, se transformou numa oportunidade da comunidade fazer agradecimentos pelos serviços já realizados e reivindicar melhorias nos seus respectivos bairros.

Cada representante de associações teve a oportunidade falar e nenhuma questão levantada ficou sem a resposta do prefeito. Entre as demandas ganharam destaque pedidos para academia ao ar livre, cobertura e construção de pontos de ônibus, limpeza de bueiros, tapa-buracos, pavimentação asfáltica, quebra-molas, meio-fio, pista de skate, reforma de parque infantil e pista de caminhada, entre outras.

Mas não faltaram reivindicações para construção de novas creches, bem como sobre um fator que mostrou ser de consenso entre as associações de bairros: a necessidade de um reforço nas atividades do contraturno das escolas municipais, em especial nas áreas do esporte e musica. Além de responder pontualmente sobre cada pedido feito, Beto Preto adiantou medidas que já estão em andamento para atender os principais anseios da comunidade apucaranense.

“Estamos no processo final de contratação de equipes terceirizadas para limpeza de bueiros e para construção de calçadas nas escolas e nas travessias de bairros. A Vila Regina terá um novo CRAS a partir de 2014. Já está definida a construção de uma creche no núcleo Afonso Camargo. Declaramos de utilidade pública um terreno de 10 mil m² no Jardim Interlagos, onde será construída escola, posto de saúde e creche. Também está adiantada negociação de obtermos um financiamento, a juros bem acessíveis, junto à Petrobrás para investimentos na pavimentação asfáltica”, relacionou o prefeito.

À medida que as cobranças e demandas eram apresentadas Beto Preto, apesar de fazer suas considerações a respeito, as direcionavam ao respectivo secretário ou superintendente presente, solicitando as providências cabíveis. “Por isso convoquei toda a nossa equipe. É preciso que entendam como funciona a demanda da população”, disse Beto. Após a reunião, que se estendeu por quase 3 horas, os líderes de bairro puderam ainda discutir pessoalmente suas reivindicações com os responsáveis de cada setor na administração municipal.

Demonstrando bastante animado com o resultado da reunião, Beto Preto fez uma comparação com a primeira reunião realizada pela sua administração com os representes de associações de bairro. “Foi no dia 15 de fevereiro e a maioria das reivindicações era sobre saúde e roçagem. Neste encontro de hoje, foram levantadas mais de 40 perguntas e somente uma foi sobre saúde e nenhuma sobre roçagem. Isso mostra que estamos no caminho certo”, avaliou Beto Preto.

Uma das realizações mais elogiadas da atual administração foi o serviço de cascalhamento nas estradas rurais do Rio do Cerne, São Pedro do Taquara e Pinhalzinho. “Estávamos pedindo isso há cerca de 20 anos. Nossas crianças ficavam duas semanas sem ir à escola pela falta de condições de tráfego. São apenas 8 meses de mandato e o prefeito Beto já atendeu mais de 50% das nossas reivindicações e ele vai resolver as demais dentro da medida do possível. Tenho essa confiança”, declarou a secretária das associações de moradores da Caixa de São Pedro, Lucinete Bertasso.

O vice-presidente da Associação dos Moradores do Jardim Ponta Grossa, Valdir Augusto, trouxe as demandas do bairro, mas o tom de sua fala foi basicamente de agradecimento. “Mais de 80% do que pedimos na primeira reunião foi feito, como a lama asfáltica na Rua Piratininga, asfalto na rua em frente à igreja e poda de árvores. A administração municipal está no caminho certo”, afirmou Augusto.

O presidente da União de Mutuários e Moradores de Apucarana e Região (UMMAR), Moacir Miranda de Oliveira, fez um balanço positivo da reunião. “O prefeito estabeleceu aqui um canal direto de discussão com os representantes dos moradores, com destaque à convocação de todo seu secretariado para nos ouvir. Conforme os relatos aqui feitos, é fato que a administração municipal atendeu algumas das demandas. As demais foram avaliadas uma a uma pelo prefeito que prometeu atendimento num futuro próximo”, resumiu Oliveira, já agendando um novo encontro da UMMAR com a administração municipal num prazo de 6 meses.

Um fator negativo levantando na reunião e que Beto mostrou disposto a resolver foi a dificuldade encontrada pelas lideranças dos bairros em se reunir pessoalmente com o prefeito para tratar de assuntos da comunidade que representam.

Publicações Recomendadas