Apucarana realiza 1º Seminário de Cafés Especiais e Prêmio Café Qualidade em novembro reunindo produtores e público consumidor

O prefeito Rodolfo Mota recebeu nesta sexta-feira (03/10) membros da comissão organizadora do 1º Seminário de Cafés Especiais da Região de Apucarana e do Prêmio Café Qualidade 2025. Marcados para o dia 13 de novembro, das 14 às 19 horas, no Clube Água Azul, os eventos têm como tema: “Valorizando a produção local e conectando produtores e consumidores”, e vão reunir cafeicultores e técnicos rurais, baristas, cafeterias, universidades e consumidores em um espaço de troca de conhecimento, experiências e negócios.

Durante a reunião, o consultor do Sebrae Apucarana, Tiago Cunha, detalhou os objetivos do seminário, que é uma promoção do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura. “A ideia é dar maior visibilidade para os nossos produtores de cafés especiais, trazendo a população apucaranense e da região para que conheçam “a prata da casa”, reunindo em um só ambiente produtores, cafeterias e apreciadores do café de qualidade, promovendo a identidade territorial e novas oportunidades de mercado”, disse Cunha, ressaltando que a iniciativa conta ainda com apoio das associações comerciais, cooperativas e sindicatos das cidades produtoras de café da região.

Segundo ele, o planejamento e a estrutura dos eventos estão sendo finalizados e, dentro dos próximos dias, será agendado o lançamento da programação oficial, que terá como ponto alto o Prêmio Café Qualidade 2025. “Uma forma de promover e reconhecer quem realmente faz o café acontecer, que é o produtor rural”, concluiu o consultor do Sebrae Apucarana.

O prefeito Rodolfo Mota parabenizou a organização. “Este seminário é mais uma oportunidade para mostrarmos ao Paraná e ao Brasil a força da Serra de Apucarana, que produz um grão diferenciado, reconhecido pela qualidade e pela tradição. Como prefeito, tenho orgulho de apoiar os nossos cafeicultores e de abrir caminhos para que esse setor continue crescendo, gerando emprego, renda e projetando a nossa cidade como referência”, afirmou, lembrando que em 2013 cerca de 70% da cafeicultura da região de Apucarana foi dizimada por uma geada. “Desde então, os municípios atingidos têm demonstrado notável resiliência, resgatando e ampliando sua área cultivada”, assinalou Mota.

Apucarana possui 1.384 hectares de cafezais, sendo o quinto maior produtor do Paraná, com mais de 2.376 toneladas colhidas. “A ideia é valorizar o que temos de bom em Apucarana e região. Produzimos um dos melhores cafés do Paraná. Somos o segundo polo produtor do estado, com mais de 1,3 mil hectares, atrás apenas da região de Carlópolis, mas temos muito a avançar. Temos excelentes cafeicultores e podemos duplicar essa área na Serra de Apucarana, o que geraria ainda mais valor de produção para o município, dinamizando a economia local”, contextualizou Cristóvam Ripol, gerente da Regional Apucarana da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), destacando que o “café da Serra de Apucarana é cultivado em altitudes entre 700 e 950 metros, em solo vulcânico, conferindo características únicas ao produto”.

Além de Apucarana, já estão confirmadas as participações de cafeicultores de Cambira, Califórnia e Jandaia do Sul, reforçando o caráter regional da iniciativa. O seminário prevê palestras e painéis com especialistas, oficinas de torra, degustação e drinks com café, rodada de negócios e exposição artística, além da premiação dos melhores cafés especiais da região no Prêmio Café Qualidade 2025.

Apucarana abrirá inscrições para 35 casas no Distrito de Caixa de São Pedro

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, abre nos dias 23, 24 e 25 de outubro as inscrições para o programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. Serão ofertadas 35 unidades habitacionais no Residencial Luiz Toschi, localizado no Distrito de Caixa de São Pedro. Atualmente as obras das moradias estão em 72,94%.

O programa é voltado a famílias com renda mensal de até R$ 2.850,00 que estejam em situação de déficit habitacional. Para participar, é necessário estar inscrito e com o cadastro atualizado no CadÚnico, além de morar no Distrito de Caixa de São Pedro — em um raio de até 12 quilômetros do empreendimento — há pelo menos dois anos.

As inscrições ocorrerão na Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Dominique, em Caixa de São Pedro. Nos dias 23 e 24 de outubro, o atendimento será das 13h às 17h. No dia 25 de outubro, sábado, será das 9h às 17h.

A seleção das famílias seguirá critérios sociais de prioridade. Terão preferência os núcleos familiares que atendam aos seguintes requisitos: mulher responsável pela família; presença de pessoas negras, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência ou idosos; integrantes com câncer ou doença rara crônica; mulheres vítimas de violência doméstica; famílias indígenas ou quilombolas; e residentes em áreas de risco.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: RG e CPF de todos os membros da família; comprovante de residência atualizado; certidões civis (nascimento, casamento ou união estável); declaração de benefícios sociais (Bolsa Família ou BPC, se houver); comprovante de renda; e demais documentos solicitados pela Caixa Econômica Federal.

Caso o número de inscrições seja superior ao de unidades disponíveis, será realizado sorteio público, com transmissão pelo portal da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br).

Procon de Apucarana reforça alerta sobre bebidas adulteradas e orienta consumidores e estabelecimentos

 

Diante dos recentes casos de intoxicação por bebidas adulteradas registrados no país – como os ocorridos em São Paulo, onde a presença de metanol resultou em mortes e graves danos à saúde de consumidores – o Procon de Apucarana emitiu nesta sexta-feira (03/10) alerta oficial direcionado tanto à população quanto aos bares, restaurantes, distribuidoras e demais estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no município.

A medida tem como objetivo prevenir riscos à saúde pública, evitar a circulação de produtos falsificados ou sem procedência e reforçar a responsabilidade legal dos fornecedores, com base no Código de Defesa do Consumidor, na Lei Estadual nº 22.130/2024 (que consolida as normas de defesa do consumidor no Paraná) e nos regulamentos do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O alerta também foi respaldado pela Nota Técnica nº 6/2025/CNCP/SENACON/MJ do Ministério da Justiça.

Entre as recomendações aos estabelecimentos estão: adquirir somente produtos com procedência comprovada, de fornecedores regulares e com CNPJ ativo; exigir nota fiscal em todas as compras, conferindo marca, lote, teor alcoólico e demais informações obrigatórias; recusar produtos com indícios de irregularidade, como lacres violados, rótulos desalinhados ou ausência de identificação clara do fabricante/importador; não realizar práticas ilegais, como transvasar ou reembalar bebidas; estar atentos a sinais de adulteração, como preços muito abaixo do mercado, erros grosseiros nos rótulos, cheiro semelhante a solvente.

Em caso de suspeita de intoxicação (relato de consumidores com sintomas como náusea, tontura e visão turva), suspender imediatamente a venda, isolar os produtos, registrar a ocorrência e preservar amostras para eventual perícia. “O Procon também reforça a obrigatoriedade da emissão de nota fiscal nas vendas ao consumidor final, medida que garante rastreamento e segurança em toda a cadeia de consumo”, diz Silvana Verona, diretora do Procon Apucarana.

Penalidades e fiscalização – O descumprimento das orientações poderá caracterizar infração administrativa, sujeitando o infrator a multas, suspensão temporária das atividades e demais sanções previstas em lei.

Canais de denúncia e atendimento – Consumidores e fornecedores podem entrar em contato com o Procon de Apucarana pelos seguintes canais oficiais: Telefone: (43) 3308-1434; WhatsApp da Diretoria: (43) 99654-7662; E-mail: procon@apucarana.pr.gov.br; Endereço: Avenida Central do Paraná, 1380 – Jardim Diamantina – Apucarana/PR; Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. “Garantir o direito do consumidor é também preservar sua saúde e sua vida. Por isso, o Procon atua com rigor para que o cidadão tenha segurança ao consumir e os estabelecimentos cumpram a lei”, afirma Silvana Verona, diretora do Procon Apucarana.

Apucarana é reconhecida no PRacelerar 2025 como cidade empreendedora

Apucarana foi destaque no Encontro Estadual de Ambientes de Negócios – PRacelerar 2025, promovido pelo Sebrae Paraná, sendo reconhecida como cidade empreendedora. O evento reuniu lideranças municipais, estaduais e agentes de desenvolvimento para debater políticas públicas capazes de fortalecer as micro e pequenas empresas em todo o Estado.

Representando o prefeito Rodolfo Mota, o secretário Especial de Assuntos Estratégicos e de Indústria, Comércio, Serviços e Emprego, Emerson Toledo Pires, falou sobre a conquista. “O prefeito Rodolfo Mota tem em seu plano de governo o compromisso de fortalecer o empreendedorismo e criar um ambiente de negócios cada vez mais favorável. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e reforça a importância de parcerias estratégicas, como a que temos com o Sebrae, para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, afirmou Toledo. De acordo com ele, a conquista junto ao PRacelerar 2025 “reafirma o papel de Apucarana como referência em inovação e empreendedorismo, consolidando a cidade como protagonista no apoio às micro e pequenas empresas”.

O encontro estadual teve como objetivo compartilhar práticas e políticas públicas inovadoras, capazes de simplificar processos, reduzir burocracias e fomentar o crescimento dos negócios. Entre os temas discutidos estiveram a modernização da gestão pública, a digitalização de serviços para empreendedores, além de estratégias para ampliar a competitividade e gerar novas oportunidades de emprego e renda.

Apucarana conquista unidade do Poupatempo Paraná e vai ofertar no ano que vem, mais de 200 serviços num único lugar

Apucarana foi contemplada com uma unidade do Poupatempo Paraná, programa do Governo do Estado que reúne em um só espaço mais de 200 serviços públicos. O novo local de atendimento à população, com previsão de começar a funcionar a partir do 1º semestre de 2026 – além de mais agilidade em ambientes padronizados e acessíveis – representará também vagas de emprego. O recrutamento, bem como o treinamento dos profissionais, será feito pela Agência do Trabalhador, com expectativa de início do processo seletivo entre os meses de dezembro e janeiro.

O prefeito Rodolfo Mota lembra que Apucarana é um dos 20 municípios contemplados com o Poupatempo Paraná. A primeira unidade começou a funcionar nesta semana em Curitiba e as demais serão inauguradas até o primeiro semestre do ano vem. “Apucarana dá mais um passo importante para ampliar os serviços públicos à população. A vinda do Poupatempo é uma conquista que vai facilitar a vida do cidadão, reunindo diversos atendimentos em um só lugar, proporcionando mais praticidade, agilidade e conforto à população”, frisou Rodolfo Mota.

O Poupatempo Paraná vai ofertar mais de 200 serviços à população, incluindo a emissão da nova Carteira de Identidade, atendimentos do Detran-PR, serviços da Copel e Sanepar, consultas da Cohapar, cadastro no programa Casa Fácil Paraná e encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego e vagas de emprego das Agências do Trabalhador.

De acordo com  Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador, a unidade de Apucarana vai gerar 23 vagas de emprego. “As vagas serão para as funções de assistente administrativo, assistente de recursos humanos e departamento pessoal, atendente, coordenador de atendimento, gerente de unidade de atendimento, supervisor de atendimento e técnico de TIC”, informa Neno Leiroz.

A Agência do Trabalhador será responsável pelo recrutamento e capacitação dos profissionais.  Conforme Neno Leiroz, a previsão é que a unidade de Apucarana seja inaugurada nos primeiros meses de 2026. “O processo de recrutamento e seleção dos profissionais será realizado pela Agência do Trabalhador de Apucarana, que também ficará responsável pelo treinamento e capacitação da equipe, garantindo que a população receba um serviço de qualidade desde o primeiro dia de funcionamento”, pontuou.

Para mais informações sobre as vagas e sobre o início do processo seletivo, previsto para iniciar entre dezembro e janeiro, os interessados poderão procurar diretamente a Agência do Trabalhador de Apucarana. “Com essa iniciativa, Apucarana passa a integrar o grupo de cidades paranaenses que contará com a estrutura do Poupatempo, aproximando ainda mais os serviços do governo do Estado dos cidadãos”, avaliou o secretário municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Emprego, Emerson Toledo.

IFPR abre processo seletivo para pós-graduação em Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) publicou o edital nº 47/2025, que regulamenta o processo seletivo para ingresso no curso de especialização em Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica. Para o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Apucarana, estão previstas 27 vagas.

O curso terá início em março de 2026 e duração de 18 meses. Podem se inscrever pessoas com diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, desde que tenham acesso à internet, conhecimentos básicos em informática e disponibilidade para participar de encontros síncronos com câmeras abertas.

Das 27 vagas ofertadas, 13 destinam-se à ampla concorrência. As demais estão distribuídas entre os seguintes grupos: pessoas negras (2), pessoas com deficiência (2), indígenas (2), candidatos com renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo (2), pessoas trans (2), migrantes e refugiados (2) e povos e comunidades tradicionais (2).

Todos os candidatos concorrem, inicialmente, às vagas de ampla concorrência. Aqueles que se inscreverem pelas cotas e não forem contemplados nessa etapa passam a disputar as vagas reservadas pelas políticas afirmativas do IFPR.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet até 31 de outubro de 2025, no portal do IFPR.

Para mais informações, os candidatos devem consultar o Edital nº 47/2025.

Inspetor 3ª Classe Fábio de Souza assume comando da Guarda Civil de Apucarana

 

A Guarda Civil Municipal de Apucarana (GCMA) passou por uma mudança de comando nesta quinta-feira (02/10). O GCM Pablo Aparecido Rocha Pereira, conhecido como “Pablo da Segurança” deixou a chefia da corporação para assumir uma cadeira no Legislativo Municipal. Guarda Civil de carreira, o inspetor 3ª Classe integra a instituição desde 2008 e liderou a corporação de janeiro a outubro deste ano, período marcado por investimentos históricos e pela consolidação da atuação armada da GCM. Sua posse como vereador está marcada para as 19 horas desta sexta-feira (03/10), no plenário da Câmara Municipal, tendo conquistado a vaga após nova retoralização dos votos das eleições proporcionais de 2024.

Em seu lugar assume o também inspetor 3ª Classe, Fábio de Souza, 44 anos. Formado em Gestão Pública e em Educação Física com licenciatura plena, possui ainda pós-graduação em Segurança Pública. Assim como Pablo, ingressou na GCM em 12 de fevereiro de 2008, onde ao longo dos anos desempenhou funções nas áreas de atendimento escolar, ambiental e operacional. Atualmente exercia o cargo de diretor operacional da corporação.

Na solenidade de troca de comando, o prefeito Rodolfo Mota destacou a contribuição do trabalho do GCM Pablo. “Foi um comandante presente, responsável e comprometido com a comunidade. Tenho certeza de que seguirá desempenhando um excelente trabalho como vereador, surpreendendo pela capacidade e pelo potencial que tem. Desejo sucesso nesta nova etapa e agradeço por tudo que fez pela segurança de Apucarana”, disse o prefeito, dando as boas-vindas ao novo comandante. “O Pablo desempenhou um grande trabalho e é sempre mais complicado substituir alguém que deixa o sarrafo muito alto. Agora, o comandante Fábio de Souza assume com a responsabilidade de dar continuidade a esse legado e fortalecer ainda mais a segurança da nossa cidade. Tenho certeza de que, com dedicação e compromisso, conseguirá superar os desafios e contribuir para o crescimento da GCM”, afirmou.

O secretário municipal de Segurança Pública, major Vilson Laurentino da Silva também enalteceu o comando de Pablo. “Ele foi o que chamamos de escolha certeira. Sempre esteve presente, atendendo com dedicação e responsabilidade a comunidade de Apucarana. O crescimento da guarda neste período tem muito a ver com sua liderança. Desejamos sucesso nesta nova etapa como vereador e temos a certeza de que o inspetor Fábio de Souza dará continuidade a esse trabalho, imprimindo também seu jeito de conduzir a corporação”, observou.

O agora ex-comandante GCM, Pablo Rocha, agradeceu a oportunidade de liderar a corporação e destacou as conquistas obtidas durante sua gestão. “A Guarda Civil Municipal sempre foi uma instituição pela qual tive grande apreço. Estar no comando foi a realização de um sonho e uma responsabilidade enorme. Nesse período, conseguimos importantes avanços, como mais capacitação, armamento da tropa, renovação da frota e melhorias estruturais, sempre sob a liderança do prefeito Rodolfo Mota e apoio de toda a equipe da administração. Saio com a certeza de que deixo uma guarda mais preparada e valorizada, e levo comigo a gratidão a cada guarda, aos secretários e a todos que contribuíram para esse crescimento. Agora, inicio uma nova missão como vereador, mas sigo à disposição para continuar colaborando com a segurança pública e o desenvolvimento de Apucarana”, disse.

O novo comandante, Fábio de Souza, agradeceu a confiança recebida. “Assumir esta missão é uma grande responsabilidade. Ao longo de 17 anos, trabalhei em diversas frentes da Guarda Municipal, sempre em parceria com a comunidade e com meus colegas de farda e civis. Agradeço ao prefeito Rodolfo Mota pela confiança depositada e reafirmo meu compromisso de continuar fortalecendo a corporação, mantendo a dedicação, o compromisso e o trabalho responsável em prol da segurança pública de Apucarana”, afirmou.

A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aida Assunção, destacou a importância da atuação da Guarda. “Em nome do comércio de Apucarana, quero agradecer e reconhecer a evolução da GCM. A presença da corporação é fundamental para a segurança da nossa cidade. Fiquei satisfeita em ouvir o currículo dos comandantes e constatar o quanto a instituição avançou. Parabenizo também o prefeito Rodolfo pelas mudanças implementadas e desejo sucesso ao vereador Pablo Rocha em sua nova função, onde certamente representará bem a comunidade, e também ao novo comandante”, disse a empresária.

Presenças – A solenidade de troca de comando teve ainda a presença do vice-prefeito Marcos da Vila Reis, dos vereadores Odarlone Orente e José Airton Deco de Araújo, do presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Apucarana (Conseg Apucarana), Vicente Batista Júnior, do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Élio Pinto, além de representantes do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM), 1º tenente Jair; e do 11º Batalhão de Bombeiro Militar do Paraná (11º BBP), subcomandante major Élcio José de Meira.

Prefeitura de Apucarana anuncia construção de novos viveiros no Bosque Municipal e busca licença junto ao Ibama para voltar a abrigar animais silvestres

O prefeito Rodolfo Mota assinou nesta quinta-feira (02/10), no Bosque Municipal, ordem de serviço para construção de 11 novos viveiros. O investimento é de R$ 341,5 mil, com recursos municipais, fruto de processo licitatório que teve como vencedora a empresa Adnilson Grandi Metalúrgica. Na mesma solenidade, o prefeito também autorizou obras de alargamento de calçadas entre os ambientes, criando uma rota acessível para pessoas com deficiência, melhorias que serão executadas pela equipe da Secretaria Municipal de Obras. O ato contou com a presença dos vereadores José Deco de Araújo e Guilherme Livoti, além de secretários municipais e convidados.

Mota destacou a importância dos investimentos. “Este é um espaço muito querido e especial para a nossa cidade, que faz parte da memória de muitas famílias apucaranenses. Desde janeiro, quando assumimos a gestão, já realizamos melhorias emergenciais de limpeza, pintura e poda, mas sabíamos que era preciso avançar. Elaboramos o projeto, realizamos a licitação e agora estamos investindo quase R$ 350 mil na construção de novos viveiros e em obras de acessibilidade, para que o bosque esteja adequado para receber todas as pessoas, inclusive idosos e pessoas com deficiência. Esta é a segunda de três etapas que planejamos para o resgate histórico do nosso bosque, e queremos entregar este espaço renovado ainda neste ano, como um presente para a população de Apucarana”, afirmou o prefeito, relatando que pelo controle feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de janeiro até hoje o bosque já recebeu 22 mil visitantes.

Devido o início das obras de calçamento, a partir de segunda-feira o local ficará fechado por 15 dias para garantir a segurança dos visitantes. “Esse trabalho exige movimentação de terra e intervenções em várias áreas, por isso será necessária a interdição temporária. Após esse período, o espaço será reaberto e, quando iniciar a construção dos viveiros, as obras ocorrerão por etapas, sem impedir o funcionamento do bosque”, informou Diego Silva, secretário municipal de Meio Ambiente.

Ele reforçou que o investimento contempla a construção de 11 novos viveiros, mudando totalmente a estética e a estrutura do espaço. “Não se trata de reforma, mas de viveiros totalmente novos, mais adequados e modernos, que, junto ao corredor de acessibilidade, vão transformar o bosque. Estamos ampliando calçadas, prevendo distanciamentos corretos entre os espaços e garantindo condições para que pessoas com deficiência possam circular em todo o local, como exige o Ibama”, destacou o secretário.

Prefeitura busca licença junto ao Ibama para voltar a abrigar animais silvestres

Segundo informa o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva, a construção de novos viveiros e alargamento das calçadas integra o trabalho da gestão para recuperar a licença federal e resgatar espécies que já fizeram parte da fauna local. “Estamos cumprindo todas as exigências legais para que possamos novamente receber araras e outros animais silvestres. É um resgate histórico, como bem colocou o prefeito Rodolfo Mota, que vem sendo construído desde o início do ano e que terá continuidade nos próximos meses”, disse o secretário, ressaltando que as novas estruturas metálicas vão garantir melhores condições de abrigo e bem-estar animal.

Por 12 anos (entre 2005 e 2017), com o nome de “Parque das Aves”, o local abrigou centenas de animais da fauna brasileira, com destaques às araras. Também era um local de referência de reabilitação de animais resgatados por entidades de proteção e forças de segurança, como bombeiros militares e Força Verde da Polícia Militar, como aves, répteis e mamíferos, que recebiam tratamento e, uma vez recuperados, eram reintegrados à natureza.

Por força da mudança da legislação, onde o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), exigiu à época que o espaço atendesse às mesmas normas de zoológicos, com ampliações de viveiros, recuos em corrimões e implantação de ambulatório veterinário, e a indisponibilidade de recursos municipais, o local foi fechado e os animais removidos para outros parques e criadores credenciados pelo órgão federal. Na ocasião, o bosque comportava 130 animais de 30 espécies diferentes. Atualmente, é frequentado pela população e por escolas como espaço de educação ambiental, abrigando coelhos, perus, faisões, pavões, calopsitas e pássaros diversos, macacos-prego e galinhas exóticas.

As obras autorizadas pelo prefeito nesta quinta-feira, a cargo da empresa licitada, devem ter início no dia 3 de novembro com previsão de entrega até o dia 20 de dezembro, início do período de férias escolares, e terão acompanhamento e fiscalização técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Apucarana participa de Encontro Estadual de Ambientes de Negócios “PRacelerar 2025”

O secretário municipal da Indústria, Comércio, Serviços e Emprego de Apucarana, Emerson Toledo Pires, participou nesta semana do Encontro Estadual de Ambientes de Negócios “PRacelerar 2025”, promovido pelo Sebrae Paraná. O evento reuniu lideranças, secretários municipais e agentes de desenvolvimento de diversas regiões do Estado, com foco no fortalecimento do ambiente de negócios voltado às micro e pequenas empresas.

Representando o prefeito Rodolfo Mota, Toledo destacou a importância do encontro como espaço de integração e troca de experiências que contribuem para o desenvolvimento econômico e social sustentável. “O trabalho que o Sebrae realiza com os governos municipais e com o Estado é fundamental para melhorar o ambiente em que as empresas estão instaladas. Com o apoio de parceiros, especialmente das prefeituras, conseguimos gerar políticas públicas mais eficazes, que fortalecem as empresas locais e incentivam o empreendedorismo. Em Apucarana, o prefeito Rodolfo Mota tem no seu plano de governo um compromisso firme com o desenvolvimento do setor produtivo, e nossa participação neste evento reafirma essa prioridade”, afirmou.

O encontro teve como objetivo compartilhar práticas e políticas públicas inovadoras, capazes de simplificar processos, reduzir burocracias e fomentar o crescimento dos negócios. Entre os temas discutidos estiveram a modernização da gestão pública, a digitalização de serviços para empreendedores, além de estratégias para ampliar a competitividade e gerar novas oportunidades de emprego e renda. “Apucarana tem um papel de destaque no cenário estadual e nossa presença nesse evento é também um compromisso de levar as melhores práticas para a cidade e para os empreendedores locais”, ressaltou Toledo.

O “PRacelerar 2025” reforça a parceria entre Sebrae e prefeituras do Paraná, consolidando o compromisso com um ambiente de negócios mais dinâmico, inovador e inclusivo.

Apucarana capacita gestores da Autarquia de Saúde para garantir eficiência e sustentabilidade da saúde pública

A Autarquia Municipal de saúde de Apucarana concluiu nesta quinta-feira (02/10) mais uma oficina do Progestão, uma iniciativa do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva e do Grupo de Pesquisa em Gestão do Sul (GESTSUS), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Segundo explica o secretário municipal da Saúde, médico Guilherme de Paula, o programa tem como objetivo promover educação permanente junto às equipes gestoras dos municípios, com o propósito de qualificar a gestão dos serviços de saúde. “Desta vez o tema tratado foi a Gestão Financeira e Orçamentária do SUS, onde foi falado sobre o Fundo Municipal da Saúde, como se dá a transferência de recursos e conceitos e aplicação do orçamento público”, explica o secretário.

Participam das oficinas superintendentes e diretores de diversos departamentos e, nesta etapa, as professoras Fernanda de Freitas Mendonça, Larissa Cristina Caruzo Matheus e Letícia Bento, do Progestão, atuaram como instrutoras. A superintendente administrativa da AMS, Stela Maris Santini, explica que o curso é composto por oito oficinas. A primeira ocorreu em 13 de agosto. “Nas três primeiras oficinas discutimos os desafios de ser gestor e os conceitos de território e territorialização e o planejamento no SUS. Nesta terceira, o debate concentrou-se no financiamento. Essa discussão é sempre muito importante, especialmente neste momento em que estamos elaborando o Plano Municipal de Saúde e participando das audiências públicas de discussões sobre as leis orçamentárias”, destacou Stela.

Para o prefeito Rodolfo Mota, a gestão eficiente do sistema de saúde exige profissionais capacitados e motivados. “Incentivamos constantemente nossas equipes a participarem de cursos e capacitações, como o Progestão, formação de imensa qualidade. A saúde é uma área complexa e precisamos de gestores atualizados quanto aos avanços tecnológicos, às mudanças demográficas e epidemiológicas, bem como às pressões financeiras enfrentadas pelo município”, afirmou o prefeito.