O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), liberou nesta sexta-feira (12/09) recursos na ordem de R$ 257.489,84 para a Organização Não-Governamental Comander (Comando Anderson de Defesa do Cidadão de Apucarana). A Ong, que faz parte do Conselho Municipal da Assistência Social, desenvolve projetos voltados à área de prevenção e proteção social de crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. Os recursos estaduais irão auxiliar no desenvolvimento do projeto “Vozes do Futuro: Fortalecendo a participação de crianças e adolescentes em espaços democráticos”, contemplado pelo chamamento estadual.
O anúncio do repasse aconteceu na sede da entidade e foi feito pessoalmente pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni. O ato contou com a participação do prefeito Rodolfo Mota, que esteve acompanhado da secretária municipal da Assistência Social, Fabíola Carrero, do secretário municipal de Gabinete, Maykon Willian Silva Tavares, e do deputado estadual Delegado Jacovós. “Parabenizo o governador Ratinho Júnior pelo olhar sensível e comprometido com as entidades que trabalham diretamente no cuidado e na proteção de nossas crianças e adolescentes. Esse edital, que viabiliza recursos, representa muito mais do que um investimento financeiro: é um investimento no futuro do Paraná, que fortalece a rede de proteção social e garante oportunidades para que nossos jovens construam um futuro melhor”, destacou o prefeito Rodolfo Mota.
Os recursos fazem parte de um chamamento público do Governo do Paraná que vai destinar R$ 100 milhões para apoiar organizações sociais que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Na prática, viabiliza recursos estaduais para custear atividades e investir em melhorias, como compra de materiais, equipamentos ou estrutura, desde que os projetos estejam alinhados com as prioridades definidas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PR). “O Governo do Paraná tem como prioridade garantir políticas sociais sólidas. Esses investimentos são frutos do diálogo com os municípios e da valorização das instituições que estão na ponta, atuando diretamente com quem mais precisa”, destacou o secretário de Estado Rogério Carboni.
Segundo a secretária Fabíola Carrero, o investimento liberado pelo governo estadual representa um marco para a política pública local. “É um passo significativo para consolidação da cidadania desde a infância, assegurando oportunidades reais de participação social para nossa juventude”, avalia. Ela explica que o projeto “Vozes do Futuro”, que será financiado com o repasse, “tem como objetivo ampliar espaços de escuta, participação e protagonismo de crianças e adolescentes atendidos pelo Comander, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas nos processos democráticos”. “O dinheiro é proveniente do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e foi deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PR)”, finaliza Fabíola, secretária da Assistência Social de Apucarana.