No último sábado (28/06), a Prefeitura de Apucarana, por meio do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (IDEPPLAN), promoveu a 7ª Conferência Municipal da Cidade. O evento, realizado no auditório da FAP, reuniu cerca de 130 participantes, incluindo servidores públicos, empresários, profissionais liberais e representantes de entidades e universidades. O objetivo foi debater o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”.
A conferência foi presidida pelo prefeito Rodolfo Mota, que enfatizou a importância de ouvir as demandas da população. “Discutimos questões fundamentais como segurança, educação, mobilidade urbana, tarifa do transporte público, verticalização das moradias populares e o problema dos furtos de cabeamento nos postes. Esses furtos geram prejuízos para as empresas, que frequentemente ficam sem internet, afetando suas atividades. Além disso, causam acidentes de trânsito, especialmente com motociclistas. Fico feliz em ver tantas pessoas comprometidas com o desenvolvimento da cidade e em poder ouvir as necessidades da comunidade”, afirmou o prefeito.
De acordo com Thalles Felipe Kovalczuk Ribeiro, diretor-presidente do IDEPPLAN, a conferência municipal teve caráter preparatório para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá em outubro. “Durante o encontro, foram eleitos 24 delegados que representarão Apucarana na etapa estadual da conferência, prevista para meados de setembro, em Curitiba. Além disso, foram aprovadas 15 propostas que serão trabalhadas nos próximos anos com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de nosso município. Destas 15 propostas, oito serão apresentadas na etapa estadual, visando sua implementação em nível de Paraná”, explicou Ribeiro.
Durante a 7ª Conferência Municipal da Cidade de Apucarana, os participantes assistiram às palestras “Cidades Resilientes no século XXI”, proferida pela professora do campus apucaranense da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Dra. Daiane Maria de Genaro Chiroli, e “Gestão Estratégica e Financiamento”, ministrada pelo economista Felipe Araújo e pela arquiteta e urbanista Laura Granzotto.
Representantes dos seguintes segmentos participaram da 7ª Conferência Municipal da Cidade: Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (ADEFIAP); Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA); Federação das Associações de Moradores de Apucarana (FAMMAR); Central de Movimentos Populares (CMP); Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana (SIVALE); Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (SIVANA); Associação Comercial e Industrial de Apucarana (ACIA); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Casa do Dodo; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Câmara Municipal de Apucarana; Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (IDEPPLAN); Secretaria Municipal de Obras; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Governo; Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Emprego; Secretaria Municipal da Fazenda; Secretaria Municipal de Gestão Pública; e Autarquia Municipal de Educação.