Secretária Marli Fernandes participa de conferência internacional de educação

Em sua apresentação no XXVIII Colóquio da AFIRSE-Portugal, ela fez um relato das ações desenvolvidas na rede municipal de Apucarana no âmbito da Educação de Jovens e Adultos

A secretária municipal de educação Marli Fernandes está participando do XXVIII Colóquio ‘Educação e Idades da Vida – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea’, promovido pela seccional portuguesa da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação (AFIRSE). Na manhã de hoje (29/01), ela apresentou o trabalho ‘A Construção de Ações Cidadãs no Universo Escolar da Educação de Jovens e Adultos’.

O XXVIII Colóquio da AFIRSE-Portugal procura promover um espaço de debate e de divulgação do conhecimento científico resultante da investigação educacional, em diversos países, sobre a educação nas múltiplas idades da vida, nomeadamente, as políticas, as práticas e as problemáticas da educação de infância, da educação de jovens, da educação de adultos e da educação de idosos, nas suas complementaridades e interdependências.

Em sua apresentação, a secretária Marli Fernandes fez um relato das ações desenvolvidas na rede municipal de ensino no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “A erradicação do analfabetismo entre os jovens e adultos é uma das metas do Plano Municipal de Educação de Apucarana. Para alcançá-la, os professores, coordenadores e diretores têm se empenhado arduamente na busca ativa dos alunos e no combate à evasão escolar. A Autarquia Municipal de Educação também possui o apoio de parceiros valiosos, como a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, Autarquia Municipal de Saúde, Secretaria Municipal da Assistência Social e Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME). É um trabalho feito a muitas mãos, com resultados recompensadores,” disse.

O prefeito Junior da Femac parabenizou a secretária pela participação no XXVIII Colóquio da AFIRSE-Portugal. “Eu agradeço à professora Marli Fernandes por tudo o que ela tem feito em prol da educação de Apucarana. Ao aprender a ler e escrever, o indivíduo passa a resolver diversos problemas do dia-a-dia sem a necessidade da ajuda de outras pessoas, como compreender o rótulo de uma mercadoria no supermercado ou entrar no ônibus correto no terminal rodoviário. A alfabetização garante a independência e a autonomia dos jovens e adultos,” afirmou.

A Autarquia Municipal de Educação oferta a primeira fase da Educação de Jovens e Adultos, correspondente aos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5°), nas escolas Albino Biacchi, Fábio Henrique da Silva, Fernando José Acosta, João Antônio Braga Côrtes e José Idésio Brianezi. O transporte escolar é garantido para os alunos que residem distantes das unidades de ensino. Em 2020, apesar dos desafios impostos pela pandemia de coronavírus, 90 estudantes foram atendidos por meio da EJA.