Secretária de Educação de Apucarana é uma das vencedoras do mais importante prêmio de gestão pública do país

A professora Marli Fernandes ficou entre os três finalistas, na categoria Educação, do Prêmio Espírito Público 2020

A secretária municipal de educação de Apucarana, Marli Fernandes, está entre os vencedores da edição deste ano do Prêmio Espírito Público. A divulgação do resultado aconteceu no final da tarde de hoje (15/12), em cerimônia transmitida pela internet, devido à pandemia de Covid-19.

O Prêmio Espírito Público é organizado pelo Instituto Humanize, Fundação Brava, Fundação Lemann, Republica.org e Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), em parceria com outras 21 instituições das áreas social, educacional e de gestão pública. O objetivo da premiação é reconhecer e celebrar servidores públicos com uma trajetória de grandes contribuições para o Brasil.

Em 2020, na terceira edição, o Prêmio Espírito Público contou com um número recorde de 2.907 inscritos. A secretária Marli Fernandes concorreu na categoria Educação.

“Eu recebi a notícia da premiação com muita alegria, pois lecionar sempre foi uma paixão para mim. Gostaria de dividir o reconhecimento com o ex-prefeito Beto Preto, o atual prefeito Junior da Femac, os colegas de profissão e os alunos que passaram pela minha vida e contribuíram para a minha carreira,” disse a secretária.

O prefeito Junior da Femac destacou que o ensino público municipal passou por uma revolução depois a professora Marli Fernandes assumiu a direção da Autarquia de Educação, em 2014.

“Graças ao trabalho dela e da equipe que ela conduz, o currículo escolar da rede municipal foi unificado e todas as crianças apucaranenses têm hoje as mesmas aulas e oportunidades de aprendizagem, independente de morarem nos distritos, nos bairros ou na área central. As disciplinas de inglês e espanhol também foram incluídas na grade curricular da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. E a nota dos nossos alunos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) passou de 6,5 em 2013 para 7,6 em 2019. Muito obrigado à professora Marli Fernandes por nos ajudar a formar uma geração de vencedores para o município de Apucarana,” afirmou.

A secretária Marli Fernandes é formada em Pedagogia, especialista nas áreas de Filosofia, Tecnologias da Educação e Gestão Pública, e mestra em Educação. Ela é professora na rede pública estadual do Paraná desde 1989. Atuou como diretora do Colégio Nilo Cairo no período de 2001 a 2007. Exerceu também as funções de tutora no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (NEAD/UFPR, 2000-2004), de docente na Faculdade de Apucarana (FAP, 2003-2013), e de Secretária Municipal de Ensino Superior de Apucarana (2013).

Atualmente, professora Marli Fernandes está à frente da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana e da seccional paranaense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR).

Compartilhe
Skip to content