Projeto de Apucarana é finalista do “Prêmio Jabuti”

Cerimônia de entrega acontece nesta quinta-feira no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo; concorrem ações e iniciativas de formação de novos leitores de todo o País

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

O mais tradicional e longevo prêmio da literatura brasileira, o Prêmio Jabuti, que chega este ano à sua sexagésima edição, foi repaginado e pela primeira vez dispõe de uma categoria que premia a melhor iniciativa, em âmbito nacional, de estímulo a leitura: “Formação de Novos Leitores”. É nela que o projeto da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana, “O Prazer da Leitura Mais Perto de Você”, classificou-se entre os dez finalistas e estará concorrendo amanhã (8), na cerimônia de premiação, quando será conhecido o vencedor.

A iniciativa de Apucarana, selecionada no “Jabuti”, foi concebida para que as crianças tenham acesso a materiais de leitura desde quando entram nos CMEIs até o quinto ano. Trata-se das “Bibliotecas Itinerantes”, que suprem a falta de espaço e possibilitam que os pequenos tenham acesso a diferentes gêneros textuais.

Todas as salas de aula têm uma estante de livros constantemente atualizados, que são levados para casa, lidos com os pais e que permitem que os alunos tenham intimidade com a leitura. “E esse prazer de ler que eles guardarão para a vida toda e que farão com que, lá na frente, sejam bem sucedidos em competências muito importantes, essenciais, que requerem a interpretação de textos”, avalia a secretária de Educação, Marli Fernandes.

Para o prefeito Beto Preto, é muito importante Apucarana estar entre os finalistas. “O Jabuti é o Oscar da literatura brasileira. Para nós, isso demonstra o cuidado que temos na formação de nossas crianças, desde o começo. O prazer que elas têm com a leitura explica parte do sucesso do nosso IDEB, que é o mais alto do Paraná”, ressalta.

A cerimônia do Prêmio Jabuti será apresentada por Serginho Groisman e prestará homenagem ao poeta amazonense Thiago de Mello.

 

Confira os dez projetos que concorrem na categoria Formação de Novos Leitores

Projeto: BiblioArte LAB – Laboratório Comunitário de Inovação em Formação de Leitores | Responsável: Aluísio Cavalcante

Projeto: Calangos Leitores | Responsável: Claudine Maria Diniz Duarte

Projeto: Ler Antes de Morrer (canal do YouTube) | Responsável: Isabella Lubrano Paes Manso

Projeto: O Prazer da Leitura Mais Perto de Você | Responsável: Marli Fernandes

Projeto: Projeto BiblioSesc | Responsável: Sesc São Paulo

Projeto: Psicanálise e literatura – Freud e os clássicos | Responsável: Ingrid Vorsatz

Projeto: Revista Tertúlia | Responsável: Patrícia Silva Rosas de Araújo

Projeto: Semana Senac de Leitura | Responsável: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC

Projeto: Transversalidades | Responsável: Andrey do Amaral

Projeto: Você é o que lê | Responsável: Evelyne Lessa Cezar Santos

Compartilhe
Skip to content