Professores de Apucarana participam de Fórum Interestadual da Educação

Durante os dois dias do encontro, promovido pela Undime-Região Sul, eles vão discutir os desafios para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (Fotos: Profeta)

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) está promovendo, ontem (27) e hoje (28), em Maringá, o IV Fórum Interestadual de Educação da Região Sul. Cerca de 400 professores, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, participam das discussões sobre o tema A Formação Continuada e os Desafios na Implementação da Base Nacional Comum Curricular.

Segundo a presidente da Undime-Região Sul, da Undime-PR e secretária municipal de educação em Apucarana, Marli Fernandes, o intuito do encontro é sanar as dúvidas dos dirigentes e técnicos das secretarias de ensino. “No presente momento, nós enfrentamos o desafio de fazer com que os referenciais curriculares, que foram construídos no nível estadual, em consonância com a BNCC, cheguem até as escolas. Por meio da programação, os participantes vão receber informações e orientações para a efetivação desse processo”.

Das cidades representadas no IV Fórum de Educação da Região Sul, Maringá e Apucarana têm as maiores delegações. São 130 educadores provenientes da primeira e 70 da segunda localidade.

O prefeito de Maringá, Ulysses Maia, participou da abertura do evento. “A construção de uma educação de qualidade não acontece de forma isolada, mas passa pela troca de experiências entre os municípios e os profissionais. Por isso, desejo a vocês um excelente debate,” disse.

No primeiro dia, a programação trouxe palestras com o doutor em Filosofia, César Aparecido Nunes, a especialista em Educação Infantil, Regina Shudo, e o doutor em Ciências Morfofuncionais, Marcílio de Miranda Neto. A trupe Arte, Ética e Cidadania, formada por servidores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e das Receitas Estadual e Federal, ainda apresentou a peça O Auto da Barca do Fisco, que faz uma crítica à corrupção na sociedade contemporânea.

Já nessa quarta-feira (28), o fórum prevê conversas com as doutoras em Educação, Marta Sforni e Eliana Koepsel, o doutor em Engenharia, Paulo Parente, o especialista em Empreendedorismo, Cooperativismo e Motivação, Fabiano Brum, além de uma mesa redonda com os presidentes da Undime-PR, Undime-SC e Undime-RS.

O presidente da Undime-RS e dirigente municipal de educação em Estrela, Marcelo Mallmann, destacou o momento histórico por que a educação brasileira está passando. “Através da BNCC, os educadores ganharam a oportunidade de refletir e propor políticas públicas educacionais para as próximas gerações. Cabe a nós arregaçarmos as mangas para defender o que foi conquistado até aqui e fazer o ensino avançar ainda mais,” conclamou.

Participam também do IV Fórum de Educação da Região Sul, o ex-diretor de programas do Ministério da Educação, Ektor Passini, a vice-presidente da Undime-Região Sul e dirigente municipal de educação em Maringá, Valkíria Trindade, e a dirigente municipal de educação em Araquari, Rose Cléia Farias Vigolo, que representa no encontro o presidente da Undime-SC, Roque Mattei.

Compartilhe
Skip to content