Professores apucaranenses refletem sobre a humanização na educação

O tema foi apresentado pelo docente da Unicamp, doutor Cesar Nunes, durante palestra no Clube de Campo Água Azul (Fotos: Josias Pinto)

No segundo dia da Semana Pedagógica de 2019, cerca de 900 educadores da rede municipal apucaranense assistiram à palestra “Formação de professores e humanização: novas relações éticas e políticas na escola que acolhe”. O tema foi apresentado pelo docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp), doutor César Nunes, durante encontro, na tarde de hoje (5/2), no Clube de Campo Água Azul.

A Semana Pedagógica é realizada anualmente pela Autarquia Municipal de Educação com o objetivo de planejar o novo ano letivo e proporcionar aos professores e servidores a atualização dos conhecimentos. “Em 2019, o enfoque envolve ainda a implementação do Referencial Curricular do Paraná, elaborado em consonância com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular,” afirma secretária da pasta, Marli Fernandes.

Durante a palestra, César Nunes abordou as novas diretrizes da educação básica, centradas nas premissas de humanização e cidadania, debateu a formação de professores na tradição histórica e cultural, apontou a emergência de novas propostas de direitos sociais no Brasil e mostrou as possibilidades de práticas sociais que fundamentem as novas condutas éticas e culturais.

O prefeito licenciado Beto Preto, que atualmente comanda a Secretaria de Estado da Saúde, enviou um vídeo desejando um excelente ano letivo aos professores e servidores da rede municipal de ensino. “Nos últimos seis anos, Apucarana vem trilhando um caminho aonde a educação é prioridade. Muitas outras cidades já nos veem como referência e estão procurando fazer parecido. Em 2019, o desafio é consolidar o trabalho,” disse.

“Eu sei que trabalho nas escolas às vezes pode ser difícil e estressante, afinal cada aluno é único e traz consigo um histórico familiar diferente. Por isso, eu agradeço sinceramente à nossa equipe pelo seu comprometimento diário com a formação das crianças apucaranenses,” acrescentou o prefeito em exercício Júnior da Femac.

Ele ainda lembrou que já está tudo pronto para o início das aulas, marcadas para 12/2 (terça-feira) nos centros infantis (CMEIs) e 14/2 (quinta-feira) nas escolas. “Os prédios estão preparados e o material escolar chegou. Tudo foi feito com muito carinho para que os alunos tenham o melhor,” afirmou.

Participaram ainda do encontro no Clube de Campo Água Azul, o vereador Marcos da Vila Reis e o diretor do Centro de Ciências Humanas e Educação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea), Marcos Dorigão.