Palestra sobre educação inclusiva amplia conhecimento de professores e pais de alunos

Promovida pela Autarquia Municipal de Educação e a Associação Download, a conferência marcou a passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3)

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março. Com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos professores, dos pais de alunos e da comunidade apucaranense sobre o tema, a Autarquia Municipal de Educação e a Associação Download promoveram, nesta terça-feira (23/3), a palestra ‘Educação e inclusão: entendimento, proposições e práticas do Atendimento Educacional Especializado’.

A conferência foi ministrada pela professora Martinha Clarete Dutra dos Santos, que é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Devido à pandemia de Covid-19, o evento foi transmitido pelo canal da Autarquia Municipal de Educação no Youtube e assistido por mais de 200 espectadores.

O prefeito Junior da Femac participou da abertura da programação. Segundo ele, a inclusão das pessoas com necessidades especiais na sociedade apucaranense é um dos pilares da sua administração. “Todos os cidadãos são importantes e ninguém pode ser deixado para trás. Esse é o lema que perpassa as políticas públicas que desenvolvemos no município, desde a construção de rampas de acessibilidade nas ruas até o acolhimento e atendimento especializados que são feitos nas nossas secretarias, em especial de Educação e de Assistência Social”, disse.

“A formação continuada dos professores e o entrosamento entre família e escola são condições imprescindíveis para garantirmos que os alunos com necessidades especiais sejam incluídos no ensino regular e possam desenvolver ao máximo o seu potencial. Por isso, a Autarquia Municipal de Educação realiza momentos como este regularmente. Na palestra de hoje, entre outros assuntos, a doutora Martinha abordou a definição, os objetivos, os fundamentos legais, políticos e pedagógicos, e a organização nos diversos níveis do Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da educação inclusiva,” afirmou a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

Aproximadamente 550 alunos com necessidades especiais estão matriculados atualmente nos centros infantis (CMEIs) e escolas da rede municipal de Apucarana. Eles recebem todo o suporte de que necessitam por meio do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), órgão ligado à Autarquia Municipal de Educação.

“O atendimento varia de acordo com a necessidade do aluno. Ele pode receber desde o acompanhamento de um professor de apoio ou intérprete de Libras até a matrícula em Salas de Recursos Multifuncionais ou Classes Especiais,” detalhou a diretora do CAME, Léia Sofia Viale.

A vice-presidente da Associação Download, Liana Bassi, agradeceu o apoio da Prefeitura de Apucarana e da Autarquia Municipal de Educação na realização da programação alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down. “Quando fomos ao seu gabinete para apresentar o projeto, o prefeito Junior da Femac nos atendeu prontamente, sugeriu que ampliássemos as ações previstas e colocou-se à nossa disposição. A Associação Download foi criada há três anos e reúne atualmente cerca de sessenta famílias apucaranenses, que têm vínculos com pessoas com Síndrome de Down,” recordou.

A palestra ‘Educação e inclusão: entendimento, proposições e práticas do Atendimento Educacional Especializado’ está disponível no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=aGbyYv7LcUk&feature=youtu.be.