Merenda Escolar é “melhor do que comida de restaurante”

A declaração é do aluno Ademar Jesus da Silva, matriculado no 2º ano da Escola Municipal Professora Marta Pereira (Fotos: Profeta)

Arroz, feijão, macarrão ao sugo, carne de frango assada e saladas de alface e beterraba. Esse foi o cardápio do almoço de hoje (29) nas escolas e centros de educação infantil apucaranenses.

As refeições servidas todos os dias aos mais de onze mil alunos da rede municipal são cuidadosamente planejadas por uma equipe formada por três nutricionistas: Jaqueline de Oliveira, Laryssa Kapasi e Deise Figueiredo. Além delas, o Departamento de Alimentação Escolar da Autarquia de Educação (AME) tem três motoristas, três entregadores e um assistente administrativo.

“Nós buscamos balancear a quantidade de carboidratos, proteínas e fibras de acordo com a faixa etária das crianças e gasto de energia delas. Com o objetivo de tratarmos todos os alunos de forma igualitária, independente de eles morem na região central ou em bairros distantes, as 37 Escolas e 23 CMEIs seguem o mesmo cardápio,” garantiu Jaqueline.

Em visita à Escola Professora Marta Pereira da Silva, no Jardim Menegazzo, foi possível perceber que a alimentação oferecida pelo município é sucesso entre as crianças. “A merenda da escola é melhor que comida de restaurante,” garantiu o aluno Ademar Jesus da Silva, do 2º ano.

A coordenadora da instituição, professora Andresa Cazangi Maia da Silva, concorda com a declaração do pequeno. “Acontece muitas vezes de observarmos os alunos repetindo os pratos enquanto limpamos as mesas para que outras turmas venham se servir,” diz.

Dentro da cozinha há fogões industriais, fornos elétricos, geladeiras e freezers, liquidificadores, trituradores, panelas, pratos e talheres bastante novos. “A Autarquia Municipal de Educação trocou recentemente os equipamentos da linha branca e os utensílios de todas as unidades de ensino da rede. O objetivo é facilitar o trabalho das merendeiras e garantir a higiene no local,” explicou a secretária de educação Marli Fernandes.

Outra medida que garante o asseio no preparo das refeições é o fato das merendeiras trabalharem uniformizadas. “Elas vestem camiseta branca, calça preta, sapato antiderrapante, touca, avental e jaleco. Para entrar na cozinha, ainda é preciso retirar os acessórios, como brincos, anéis, pulseiras e relógios,” acrescenta a nutricionista Deise.

O Departamento de Alimentação Escolar preocupa-se, por fim, com a variedade e a qualidade dos produtos servidos aos alunos. “Alimentos como peixe, mussarela, cereal e bebida láctea, por exemplo, foram incorporados ao cardápio nesta gestão,” especifica a nutricionista Laryssa.

As crianças que sofrem de diabetes, fenilcetonúria e intolerância ao glúten ou à lactose também recebem da AME produtos específicos de acordo com as suas restrições alimentares.

Cardápios

A Autarquia Municipal de Educação passará a publicar regularmente, a partir da próxima segunda-feira, o cardápio das escolas e CMEIs no Facebook (https://www.facebook.com/ameapucarana/).  “A iniciativa permite aos pais que acompanhem o que é oferecido aos filhos. Afinal, criança bem alimentada sempre aprende melhor,” conclui a secretária Marli.