Educação celebra a inclusão de crianças com Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da inclusão deles na sociedade.

A Autarquia Municipal de Educação possui atualmente três alunos com Síndrome de Down na rede. Eles estão matriculados na Escola Dr. Joaquim Vicente de Castro, na Escola João Antonio Braga Côrtes e na Escola Fernando José Acosta.

O Centro de Apoio Multiprofissional Escolar (Came) é o departamento responsável por prestar o suporte necessário para a inclusão dos alunos especiais na rede municipal de educação.

“As crianças com Down passam pela avaliação dos nossos profissionais e são matriculadas em classes especiais ou regulares de acordo com a especificidade de cada caso. Além disso, asseguramos as adaptações curriculares necessárias e a presença de um profissional de apoio em sala de aula para auxiliar individualmente o aluno portador da síndrome,” explica a coordenadora do Came, professora Léia Sofia Viale.

A Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células do indivíduo. As principais características das pessoas com Síndrome de Down são os olhos amendoados, tamanho menor e desenvolvimento físico e mental mais lento, comparados com crianças da mesma idade. “Mas isso não significa que o aluno não avançará. Pelo contrário, ele poderá aprender a ler, a escrever e levar uma vida autônoma como qualquer outra criança,” acrescentou a professora Léia.

A diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes, destaca que a inclusão de alunos com necessidades especiais é prioridade na rede municipal de educação. “Além das três crianças com Síndrome de Down, nós atendemos a alunos surdos, cegos, com transtornos do espectro autista, entre outros. O Came conta com profissionais especializados, como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e pedagogos, para acompanhá-los constantemente e fazemos as adaptações curriculares e prediais necessárias para bem atendê-los,” disse.