Licitação da merenda escolar atrai 21 empresas em Apucarana

O edital nº 65/2018 prevê a compra de 85 itens, entre carnes, peixes, cereais e fórmulas infantis (Foto: Profeta)

A Prefeitura de Apucarana abriu, na última terça-feira (21), as propostas das empresas interessadas em abastecer a merenda escolar da rede municipal de ensino pelos próximos 12 meses. O Pregão nº 65/2018 atraiu 21 fornecedores, provenientes de todo o Paraná.

De acordo com diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Autarquia Municipal de Educação, Jaqueline de Oliveira, o edital prevê a compra de 85 itens. “Os produtos vão desde carnes, peixes, hortifrutigranjeiros e cereais até fórmulas infantis para as crianças lactentes,” detalha.

O valor inicial do pregão era de R$ 3.539.356,10. No final do dia, quando a sessão foi suspensa, o custo já havia caído para R$ 2.309.571,46.

A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, explica que essa foi a primeira parte do processo licitatório. “As empresas ainda precisam enviar amostras dos produtos, para que sejam avaliados pela nossa equipe de nutricionistas. Somente após a comprovação de que eles estão de acordo com o exigido no edital é que as vencedoras serão homologadas,” afirma.

Em Apucarana, 90% dos 11 mil alunos da rede municipal ficam o dia inteiro nas escolas e creches, onde fazem de 3 a 4 refeições, conforme a faixa etária.  Os cardápios são regularmente divulgados no site www.apucarana.pr.gov.br.

O prefeito Beto Preto destaca a qualidade da comida servida na merenda. “Nessa gestão, nós investimos 80% do orçamento na compra de gêneros da agricultura familiar. Assim, o prato das nossas crianças está sempre cheio de alimentos frescos, variados e saudáveis. Os alunos que têm alguma restrição alimentar também recebem produtos específicos para a sua condição. Afinal, meninos e meninas bem nutridos apresentam um rendimento escolar melhor,” diz.

Compartilhe
Skip to content