Coordenadores escolares recebem formação para uso de novas tecnologias em sala de aula

Esse ano, a prefeitura já investiu R$ 3,3 milhões na compra de 1.770 netbooks e 800 tablets para as escolas e creches da rede municipal

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

Os coordenadores das escolas municipais de Apucarana estão participando de uma capacitação para integrar as novas tecnologias às salas de aulas. O curso Hands-on-Tech, que começou essa semana, é resultado de uma parceria entre a Autarquia Municipal de Educação e o campus avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A carga horária é de 20 horas, com encontros presenciais e on-line. A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, explica que o treinamento será aplicado por docentes e estudantes de Licenciatura da Computação e de Ciências Exatas. “Eles vão ensinar os nossos coordenadores a desenvolver atividades pedagógicas que aliam os conteúdos curriculares ao uso das mídias digitais. Posteriormente, as sequências didáticas serão postadas nos sites handstec.org e plataformaintegrada.mec.gov.br, onde ficarão disponíveis para todos os professores,” afirma.

O curso Hands-on-Tech vem ao encontro de outra iniciativa da Prefeitura de Apucarana. Em julho desse ano, a administração municipal investiu R$ 3,3 milhões para prover as unidades de ensino com modernos equipamentos eletrônicos. As 36 escolas receberam juntas 1.770 netbooks, enquanto as 23 creches foram beneficiadas com 800 tablets. Todos os aparelhos estão ligados à internet.

MAIOR DO PR – O prefeito Beto Preto destaca que esse é o maior projeto de difusão da informática junto aos alunos no estado do Paraná. “Nós entendemos que o ensino precisa acompanhar a evolução da sociedade. A geração que está sentada hoje nos bancos escolares já nasceu conectada, não conheceu o mundo antes dos computadores e smartphones. E quanto antes eles aprenderem a usar a tecnologia de forma segura, para a ampliação dos próprios conhecimentos, melhores cidadãos eles vão se tornar, mais críticos e independentes,” acredita.

Eliana Bandeira da Silva, da Escola Fernando José Acosta, é uma das 45 coordenadoras que estão participando da formação Hands-on-Tech. “As atividades que nós vamos desenvolver ao longo do curso serão muito úteis para os professores, tanto para aqueles que enfrentam dificuldades no uso das mídias digitais como para os jovens e antenados que estão ansiosos por incorporar as novas tecnologias às suas aulas. Eu trabalho há 23 anos na rede municipal de ensino e nunca vi investimento tão grande quanto esse na área da informática,” disse.

“Eu acho que as novas tecnologias são excelentes aliadas do processo de ensino-aprendizagem. O curso vai nos ensinar a fazer o melhor proveito delas. Assim, as aulas ficarão mais atrativas e o conteúdo mais interessante para os alunos,” acrescenta Andresa Cazangi Maia, coordenadora da Escola Professora Marta Pereira da Silva.

Os dois primeiros encontros presenciais do Hands-on-Tech foram realizados, na segunda (20) e na terça-feira (21), no polo apucaranense da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A professora Marli Fernandes garante ainda que os investimentos em tecnologia devem continuar. “O próximo passo será equipar todas as escolas da nossa rede com lousas digitais. Os equipamentos já foram licitados,” adianta.

Compartilhe
Skip to content