Formatura do 5º ano reúne 1.338 alunos das escolas municipais

A entrega dos certificados aconteceu, ontem, no ginásio de esportes Lagoão (Fotos: Profeta)

A Prefeitura de Apucarana realizou a formatura dos 1.338 alunos que estão concluindo o 5º ano do ensino fundamental nas escolas da sua rede. A entrega dos certificados, na noite de ontem (3), foi marcada pela emoção dos pais, familiares, professores e autoridades que lotaram o ginásio de esportes Lagoão.

A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, garante que os formandos estão preparados para dar sequência aos estudos, a partir de 2019, na rede pública estadual ou nos colégios particulares.

“Com a construção coletiva do currículo único, que foi realizada na gestão do prefeito Beto Preto, conteúdos importantes foram incluídos na grade das escolas. O ensino da língua inglesa é um exemplo. Por isso, posso afirmar que as crianças vão chegar com tranquilidade e acompanhar bem as aulas na segunda etapa do ensino fundamental,” disse.

“Os nossos alunos conquistaram nota 7,5 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ou seja, a melhor média de todo o Paraná. Eles fazem parte de uma geração vencedora que está sendo criada. Eu aposto muito neles,” acrescentou o prefeito Beto Preto.

Justiça e Cidadania
Durante a formatura, o juiz da 1ª Vara Criminal de Apucarana, Dr. Oswaldo Soares Neto, entregou medalhas aos alunos que se destacaram no concurso de redação do projeto Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola.

Por meio da parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná e a Autarquia Municipal de Educação, as turmas de 5º ano aprenderam noções de ética, direitos, deveres e o funcionamento dos três poderes.

“No transcorrer do projeto, eu visitei quase metade das escolas municipais e vi o carinho e a dedicação com que os professores e funcionários tratam as crianças. Eu me sinto envaidecido de morar e trabalhar em uma cidade que se preocupa com a qualidade do ensino público,” afirmou Dr. Oswaldo.

Equipamentos e veículos novos
Além da entrega dos certificados e medalhas, o prefeito Beto Preto aproveitou a formatura para apresentar os novos equipamentos e veículos que foram adquiridos para a rede municipal de ensino. O investimento, com recursos próprios, soma R$ 1.983.185,48.

As 36 escolas e 23 centros infantis devem receber, nos próximos dias, lavadoras de alta pressão, caixas para compostagem, termômetros digitais de testa, caixas de som, Smart TVs, pirâmides alimentares e materiais esportivos – bolas para diversas modalidades, redes de proteção para quadras, tabelas de basquete, mini gols, travas, raquetes, petecas, conjuntos de badminton, jogos de damas, dominós, jogos da velha gigantes, coletes para times, entre outros itens.

Os motoristas, as merendeiras, as auxiliares de cozinha e os auxiliares de serviços gerais serão contemplados com novos uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, aventais, calçados de segurança e fitas zebradas. Enquanto o Departamento de Transporte Escolar ganha mais dois ônibus com acessibilidade para o transporte de alunos e um ônibus rodoviário com capacidade para quarenta passageiros.

“A renovação dos aparelhos, materiais pedagógicos, uniformes e veículos é necessária porque eles se desgastam com o uso e tornam-se obsoletos. Em um ambiente bem equipado, os professores conseguem preparar aulas melhores e as crianças aprendem com mais facilidade,” explica Beto Preto.