Festival de Inglês revela talentos na rede municipal de ensino

As aulas do idioma são semanais e envolvem todos os alunos a partir da pré-escola (Fotos: Profeta)

Os alunos da rede municipal de Apucarana mostraram, ontem (31), no Cine Teatro Fênix, que compreendem muito bem e sabem se comunicar com facilidade na língua inglesa. As aulas semanais do idioma fazem parte do currículo único das escolas, desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental.

Durante a apresentação do 4º Festival de Inglês, as crianças interpretaram canções infantis como Old McDonald had a Farm e clássicos dos anos 60 e 70 como I have a Dream, do grupo Abba, Love me Do, dos Beatles, Love of my Life, da banda Queen, e Stand by Me, de Ben E. King.

Os pais, professores e familiares dos alunos estavam na plateia. Eles acompanharam as apresentações com muitas palmas, assovios e exclamações de incentivo.

“É muito importante saber que a rede municipal de ensino está oferecendo essa qualidade de estudo para os nossos filhos. Afinal, quando nós deixamos as crianças na escola, queremos que elas cresçam em conhecimento e educação,” disse Marcelo Elias de Oliveira, pai de um aluno matriculado na Escola Antonieta da Silva Lautenschlager.

“Eu gosto de aprender o nome dos animais, como horse, lion, tiger e leopard,” detalhou o filho dele, Miguel de Oliveira.

O inglês é considerado o principal idioma do mundo globalizado, sendo dominante nas áreas de comércio, turismo, informática, ciências, medicina e até nos esportes. Por isso, é importante que as crianças aprendam a língua estrangeira desde cedo.

“Eu acho que o ensino melhorou bastante na rede municipal. Nossas expectativas são cada vez maiores, mas elas estão sendo sempre superadas,” afirmou Jéssica Amanda de Souza, mãe da aluna Evelyn, que estuda na Escola Papa João XXIII.

As aulas de inglês foram incluídas no currículo a partir de 2014. “O festival é o momento em que nós mostramos às famílias como esse idioma é trabalhado nas escolas, e é muito bonito ver as crianças se expressando em uma língua diferente da nossa,” explicou a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.