Alunos fazem júri simulado no fórum de Apucarana

A atividade faz parte do projeto Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação e o Tribunal de Justiça do Paraná (Fotos: Profeta)

Diante de juízes, promotores e advogados, os alunos matriculados no 5º ano da Escola Municipal Augusto Weyand fizeram ontem (29) um júri simulado no plenário do Fórum Desembargador Clotário Portugal.

A atividade é o ápice do projeto Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola, desenvolvido na rede municipal de ensino apucaranense há três anos, através de uma parceria entre a Autarquia de Educação e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Nos meses de setembro e outubro, 1.348 alunos de 34 escolas visitaram o Fórum Desembargador Clotário Portugal, onde assistiram a palestras e conheceram a estrutura do judiciário. Depois, cada escola preparou uma produção cultural, como teatro, júri simulado, maquete dos três poderes, eleição mirim e etc.

A Escola Municipal Augusto Weyand foi convidada a se apresentar no Fórum Desembargador Clotário Portugal devido à relevância do tema escolhido pelos alunos. Eles discutiram a depredação do patrimônio público.