Escola de Pais promove conscientização sobre o autismo

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2/4), a Autarquia Municipal de Educação trouxe a professora Marialba da Glória Garcia Carneiro para falar sobre o tema com as famílias dos estudantes matriculados na sua rede

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi celebrado na última terça-feira (2/4). Em alusão à data, a Autarquia Municipal de Educação trouxe a professora Marialba da Glória Garcia Carneiro para falar sobre o tema com as famílias dos estudantes matriculados na sua rede. A nona edição da Escola de Pais foi realizada na noite de ontem (4/4) no Cine Teatro Fênix.

“O autismo é um transtorno de ordem neurológica que afeta uma em cada 160 crianças e caracteriza-se por dificuldades de comunicação e interação social, desenvolvimento motor mais lento, hipersensibilidade sensorial e comportamentos repetitivos ou metódicos. Em 2024, aproximadamente 200 estudantes autistas estão matriculados nos nossos CMEIs e Escolas Municipais. Conscientizar as famílias e a comunidade é essencial para combatermos o preconceito e garantirmos mais qualidade de vida às pessoas com o transtorno”, disse o prefeito Junior da Femac.

A secretária de educação, Marli Fernandes, destacou que a Escola de Pais foi criada justamente para compartilhar informações e conhecimentos importantes com as famílias dos estudantes. “Desde que o projeto começou em 2022, no contexto pós-pandemia, nós já promovemos a reflexão dos pais e mães sobre temas como ‘inteligência emocional’, ‘a influência das tecnologias na educação dos filhos’, ‘a construção do caráter das crianças’, ‘educação inclusiva’ e ‘os relacionamentos interpessoais’. As palestras são sempre ministradas por especialistas. A professora Marialba, que esteve conosco ontem, por exemplo, tem mais de trinta anos de experiência profissional nas redes pública e privada de ensino,” afirmou.

O acompanhamento dos pais na vida escolar do filho é parte fundamental do processo de aprendizagem. Ao perceber que a família se interessa por seus estudos e experiências, a criança sente-se valorizada, desenvolve-se de forma segura, aprimora suas habilidades sociais e diminuem as chances de aparecimento de problemas comportamentais. “As famílias dos nossos alunos têm demonstrado bastante interesse pela Escola de Pais, não medindo esforços para participarem das palestras. Muito obrigada pela parceria,” agradeceu a secretária Marli Fernandes.

A nona edição da Escola de Pais foi transmitida ao vivo pelo canal da Autarquia Municipal de Educação na plataforma YouTube. O vídeo continua disponível por meio do link: https://youtube.com/live/K-nLdM-hG7I?feature=share

Compartilhe
Skip to content