Educação abre processo seletivo para formadores locais do PNAIC

Os classificados irão atuar na capacitação de professores alfabetizadores da rede municipal de ensino

A Autarquia Municipal de Educação abriu processo seletivo a fim de contratar formadores  para o programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), edição desse ano. O edital 009/2017 foi publicado, hoje (25), no Diário Oficial da Prefeitura de Apucarana e no jornal Tribuna do Norte.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O programa atua em quatro eixos: formação continuada de professores alfabetizadores; elaboração e distribuição de materiais didáticos e pedagógicos; avaliações; e gestão, controle social e mobilização.

Quinze vagas estão abertas para formadores locais de professores alfabetizadores. Entre outros requisitos, o interessado deve ser docente efetivo da rede municipal de ensino de Apucarana há pelo menos cinco anos, ter disponibilidade para dedicar-se ao curso e à multiplicação dele, ter participado de programas de formação continuada de professores nos últimos três anos ou ser coordenador pedagógico ou professor da pré-escola ou do ciclo de alfabetização com resultados reconhecidos na escola e na rede municipal de ensino.

O formador local receberá bolsa fomento mensal no valor de R$ 765,00, condicionada à avaliação e aprovação com base em critérios de frequência e desempenho, bem como a inexistência de pendências no Sistema Geral de Bolsas. A carga horária é de seis horas semanais, sendo que pode passar de 40 horas durante a Semana de Formação dos Formadores Locais de Estudo, conforme calendário a ser definido.

As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas nos dias 25 e 28 de agosto, das 17 às 18 horas, na sede da Autarquia Municipal de Educação (Rua Tamandaré, 115. Barra Funda).  Mais informações sobre a documentação e os requisitos necessários, as atribuições do cargo e os critérios para a classificação dos candidatos podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: file:///C:/Users/ame/Downloads/EDITAL09AMEPNAIC_1503669015.pdf