Começa formação continuada dos servidores municipais de Educação

Palestras, reuniões e reflexões reúnem mais de mil pessoas em três locais da cidade

Mais de mil servidores da Educação municipal participaram, nesta quarta-feira (25/7), do início das atividades da 2ª Semana Pedagógica de 2018. Até a próxima sexta-feira (27/7), palestras, reuniões e reflexões sobre o trabalho e a função pública que desempenham são oferecidas a professores, diretores, coordenadores, assistentes, merendeiras, pessoal de serviços gerais, secretários e estagiários.

As atividades ocorrem em três lugares, concomitantemente: o auditório Gralha Azul, na Unespar, o Cine Teatro Fênix e o salão de reuniões da Autarquia Municipal de Educação.

No primeiro dia, as palestras na Unespar e no Cine Teatro tiveram como foco a educação especial. O encontro de quatro professoras da Secretaria Estadual de Educação especializadas no tema foi realizado por um esforço conjunto da Autarquia, do Núcleo Regional de Educação de Apucarana (NRE) e da Undime-PR.

As palestras da Unespar tiveram início com a professora Siana do Carmo de Oliveira Franco Bueno, que falou sobre “Política Estadual de Educação Especial”. Depois dela subiram ao palco as professoras Nanci Furtado de Menezes e Márcia Benedita Araújo, cujo tema foi “Política de Avaliação Psicoeducacional no contexto escolar”. A manhã encerrou-se com a professora Denise Matos, que falou a respeito do “Protocolo de Identificação de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação”.

Ambos os auditórios ficaram lotados. No Cine Teatro, representantes das secretarias municipais das 16 cidades integrantes do NRE estiveram presentes para a palestra da professora Denise.  Na ocasião, o prefeito Beto Preto anunciou que no ano que vem a cidade ganhará uma Sala Cérebro, na qual serão atendidos os alunos detectados com altas habilidades.

BNCC

A professora Marli Fernandes, secretária municipal de Educação, esteve presente em dois auditórios no segundo dia de formação continuada. No período da manhã, falou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as diretoras, assistentes e atendentes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). À tarde falou sobre a BNCC para diretoras, coordenadoras, professoras do Pré ao 5º ano e também professores de apoio e da EJA, no auditório Gralha Azul, da Unespar.

A implementação da Base é uma das mais importantes discussões no meio educacional atualmente. A BNCC é o documento que prevê o conjunto de saberes essenciais que os alunos de todo o País precisam desenvolver. A professora Marli, também presidente da Undime-PR e da Undime-Região Sul está envolvida em nível estadual e federal nos debates sobre a Base.

“O Estado do Paraná está no final do processo de elaboração de seu referencial curricular. Por isso é tão importante que todos os educadores tenham a oportunidade de ter contato com esse documento, ainda aberto à consulta pública, até 12 de agosto, para que opinem e participem”, enfatizou a professora.