Cantata de Natal das escolas municipais leva emoção à Praça Rui Barbosa

Aulas de musicalização integram o currículo das 37 Escolas e 23 CMEIs da rede a partir da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental (Fotos: Profeta)

Cerca de 400 crianças surgiram, na noite de ontem (15), das janelas e portas do polo apucaranense da Universidade Aberta do Brasil, entoando canções como Noite Feliz, Bate o Sino e Deixei Meu Sapatinho. Era a apresentação da Cantata de Natal promovida pela Autarquia Municipal de Educação, em parceria com a academia de música Johann Sebastian Bach.

Aulas de musicalização integram o currículo das 37 escolas e 23 CMEIs municipais a partir da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. Por meio da oficina, os alunos desenvolvem habilidades como concentração, criatividade, memória e trabalho em equipe.

“Esse é quarto ano consecutivo que realizamos a Cantata de Natal. Tanto o público como a emoção aumentam a cada edição. Além dos pais e familiares das crianças, as pessoas que estão aproveitando o horário estendido do comércio acabam parando para assistir a apresentação,” afirma a secretária municipal de Educação, Marli Fernandes.

A cantora Pérola Crepaldi, finalista da primeira temporada do programa The Voice Kids, abrilhantou o espetáculo com duas músicas. Enquanto ela soltava a voz, os alunos a acompanhavam interpretando as mesmas através da Língua Brasileira de Sinais.

O Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), órgão vinculado à Autarquia Municipal de Educação, promove o ensino de Libras em 15 escolas da rede municipal de ensino. O projeto é desenvolvido nas instituições que têm crianças surdas matriculadas ou que são próximas às residências delas.

“Para que possam se comunicar de maneira efetiva, não apenas os alunos surdos aprendem a Língua Brasileira de Sinais, mas toda a comunidade escolar,” explica a coordenadora do CAME, Léia Sofia Viale.

O prefeito Beto Preto parabenizou os envolvidos na organização da Cantata de Natal. “Nossas crianças são muito talentosas, elas cantam e encantam a plateia. Eu não canso de agradecer à equipe da Autarquia Municipal de Educação pelo excelente trabalho que eles realizam, formando as gerações que vão administrar e cuidar de Apucarana daqui a alguns anos. Que Deus abençoe todas as famílias. Feliz Natal e um próspero Ano Novo,” desejou.