Apucarana realiza conferência para monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação

A finalidade é acompanhar os avanços feitos e replanejar as ações para que todas as metas sejam cumpridas até o final da vigência do PME, em 2025

Apucarana realizou, na noite de ontem (19), a I Conferência de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação. O evento reuniu cerca de 100 participantes, entre delegados, convidados e observadores, na sala de reuniões da Autarquia Municipal de Educação.

Criado democraticamente em 2015, o PME é um documento que estabelece as diretrizes e metas para o ensino apucaranense pelo período de uma década. Ele engloba tanto as redes públicas (municipal e estadual) como instituições privadas, que ofertam desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Os trabalhos de avaliação e monitoramento do PME foram conduzidos por uma comissão coordenadora e uma equipe técnica, nomeadas através da portaria 337/2017, e tiveram o objetivo de acompanhar os avanços feitos e replanejar as ações para que todas as metas sejam cumpridas até o final da vigência do documento, em 2025.

Segundo a comissão coordenadora, os membros apontaram 16 alterações necessárias no PME, que foram votadas e aprovadas na conferência de ontem. As adequações dizem respeito principalmente ao aprimoramento em relação ao Plano Nacional de Educação.

A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, acompanhou as votações e avaliou que as 20 metas do PME estão sendo cumpridas rigorosamente dentro do prazo. “Das 265 estratégias estabelecidas no documento, que são os caminhos para a execução das metas, 170 já foram realizadas, 72 estão em andamento e apenas 23 não foram iniciadas. Estas últimas tem previsão para serem cumpridas até o final da vigência do PME” afirmou.

O relatório com as alterações aprovadas durante a I Conferência de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação ainda deve passar pela apreciação dos vereadores da Câmara Municipal de Apucarana.