Autarquia Municipal de Educação ganha Prêmio Gestor Público Paraná

O projeto selecionado para receber o certificado é Biblioteca Itinerante: o prazer da leitura mais perto de você, desenvolvido nas 37 escolas e 23 CMEIs da rede

A Autarquia Municipal de Educação está entre os condecorados na quinta edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). O projeto selecionado para receber o certificado é Biblioteca Itinerante: o prazer da leitura mais perto de você, desenvolvido desde 2015 nas escolas e CMEIs da rede municipal apucaranense.

O Prêmio Gestor Público Paraná é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná (Sindafep) e tem como objetivo valorizar projetos da administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade.

Por meio do projeto Biblioteca Itinerante, as 60 unidades de ensino receberam estantes móveis cheias de livros para serem utilizados pelos alunos. “Nós adquirimos uma biblioteca para cada CMEI e uma biblioteca para cada sala de aula das escolas,” detalha a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

As estantes são compostas por mais de cem obras literárias de autores consagrados como Ziraldo, Ruth Rocha, Cecília Meireles, Ringo Starr, entre outros.

“A presença da biblioteca dentro da sala de aula estimula o interesse dos alunos pelos livros, na medida em que eles podem manuseá-los sempre que quiserem. Entre os benefícios que a leitura diária traz às crianças, estão a potencialização da imaginação e da criatividade e o aprimoramento das habilidades de escrita e de interpretação de textos”, justifica a secretária.

Os estudantes também levam exemplares para casa aos fins de semana, através da Sacola Leitura em Movimento, para apreciarem junto com os pais, irmãos e familiares. Contos, fábulas e histórias clássicas infantis ainda são resgatados durante a Semana Literária, realizada sempre no início do mês de setembro.

Os resultados obtidos com o projeto são animadores. As notas dos alunos da rede municipal de ensino têm aumentado nas avaliações feitas pelos próprios professores e  em testes externos, como a Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização.

A entrega do Prêmio Gestor Público Paraná será feita no dia 21 de novembro, às 18 horas, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.