Apucarana tem o melhor IDEB do Paraná entre as cidades de médio e grande porte

Pela terceira vez consecutiva, Prova Brasil mostra a cidade avançando no ensino básico

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem (3/9) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino ofertado pelas escolas brasileiras. No Paraná, entre as cidades com mais de 15 mil habitantes, Apucarana alcançou, junto com o município de Pato Branco, a melhor nota: 7,5 nos anos iniciais do ensino fundamental.

No ano passado, 1.320 alunos matriculados nas turmas de 5º ano das escolas municipais passaram pela avaliação. Para a composição do Ideb, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, leva em consideração o desempenho das crianças na Prova Brasil e os dados de aprovação obtidos a partir do Censo Escolar.

A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, comemorou o resultado. “A nossa nota subiu de 7,0 em 2015 para 7,5 em 2017. Consequentemente, nós ultrapassamos em 0,9 pontos a média prevista pelo MEC para 2021. Essa é uma importante conquista,” afirmou.

Quando comparado ao Ideb de outras cidades de mesmo porte, vê-se que Toledo (138 mil habitantes) atingiu nota 6,5, Pinhais (130 mil) alcançou 6,7, Campo Largo (130 mil) obteve 6,2 e Arapongas (121 mil) recebeu 6,7.

“O Ideb apucaranense vem crescendo sistematicamente desde 2013. Em última instância, isso significa que os alunos estão saindo do 5º ano melhores em aprendizagem, interpretação de textos e raciocínio lógico. Eu atribuo esse progresso aos muitos investimentos que a prefeitura tem feito nas escolas, à unificação do currículo da rede municipal e a uma equipe de professores e servidores comprometida com a qualidade do ensino,” disse a secretária.

“Estamos criando uma geração de vencedores”, diz Beto Preto

O prefeito Beto Preto (PSD) se manifestou satisfeito com o resultado obtido por Apucarana. “Desde quando assumi a prefeitura no meu primeiro mandato, estamos numa ascendente, subindo da média 6,0 para 6,5 em 2013, de 6,5 para 7,0 em 2015, e agora de 7,0 para 7,5 no ano base de 2017”, comentou.

Ele considera importante lembrar que de 2009 a 2011, na gestão anterior, Apucarana ficou estagnada, sem crescimento no Ideb. “Os investimentos que fizemos na estrutura física dos prédios escolares, na compra de equipamentos, na unificação do currículo para todas escolas e na formação continuada de professores, na oferta de uma alimentação de qualidade, além do indispensável empenho dos diretores e professores, estão contribuindo para que Apucarana se coloque entre os melhores na educação básica paranaense”, assinala o prefeito Beto Preto.

Conforme argumenta o prefeito, todos os pais sabem que seus filhos estão recebendo o melhor nas escolas municipais, e que isso tudo que estamos priorizando contribui sim para um ambiente mais propício para o aprendizado. “Não tenho dúvida alguma de que estamos criando uma geração de vencedores a médio e longo prazo”, enfatiza Beto Preto.