Apucarana promove curso básico de Libras para professores

Cerca de 220 docentes participaram esse ano da formação em Língua Brasileira de Sinais, ofertada pela Autarquia Municipal de Educação e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Com o objetivo de incluir os surdos nas escolas de Apucarana, a Autarquia Municipal de Educação firmou uma parceira com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e, desde o ano passado, vem oferecendo gratuitamente aos professores formação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em 2020, o curso reuniu 225 participantes, divididos em duas turmas do nível básico e uma do intermediário.

“Nós queremos formar uma geração de vencedores para o futuro de Apucarana. Por isso, nos últimos oito anos, a administração municipal vem investindo maciçamente na educação e na formação dos professores,” declara o prefeito Junior da Femac.

“Todos os alunos têm direito a uma educação que proporcione o pleno desenvolvimento das suas potencialidades. Pensando assim, a Autarquia Municipal de Educação busca atender as necessidades específicas de cada criança, por meio da oferta de classes especiais e salas de recursos multifuncionais, da disponibilização de professores de apoio e intérpretes nas classes regulares e do acompanhamento caso a caso feito pelos pedagogos e psicólogos do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME). A formação dos professores em Libras faz parte desse leque de ações,” afirma a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

As aulas do curso de Libras são realizadas na modalidade de ensino a distância, por meio do Polo da UAB de Apucarana, que disponibiliza tutores e uma sala virtual síncrona pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN).  Os participantes também realizam atividades por meio da plataforma Moodle, da Unioeste.

A formação é ministrada pelos professores surdos Giovanna Oliveira de Lima (da rede municipal de ensino de Apucarana), Paulo Ricardo Barichelo (Unioeste), Maristela Machado Tibúrcio (Unioeste) e Antônio Marcos da Silva (Unioeste). A coordenação geral é feita pela professora titular da Unioeste, doutora Beatriz Helena Dal Molin.

A coordenadora do Polo da UAB, Sueli Gonçalves, destaca a grande procura dos profissionais da educação pela formação em Libras. “Além dos professores da rede municipal de Apucarana, nós registramos a participação neste curso de docentes da rede estadual, de diversas cidades da região e até mesmo de outros estados, como São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Distrito Federal,” diz.

Os professores da rede municipal de Apucarana avaliam positivamente as aulas e agradecem a oportunidade de participarem gratuitamente do curso de Libras. “Os surdos convivem, estudam e trabalham conosco, mas, muitas vezes, nós não conseguimos nos comunicar porque não dominamos a língua deles. A formação ofertada pela Autarquia de Educação e a Unioeste foi maravilhosa. Eu pretendo continuar aprendendo se novas turmas forem abertas,” afirma Lucimara Macedo.

“Eu parabenizo aos professores da Unioeste pela excelente didática e também aos tutores que nos auxiliaram ao longo do curso. Os alunos conseguiram acompanhar as aulas sem dificuldades e aprenderam bastante. Estou muito satisfeita e pretendo continuar praticando a língua de sinais no dia a dia”, completa outra professora da rede municipal de ensino, Miriam Carla Hilário.

Além da formação básica e intermediária em Libras, a Unioeste também está ofertando pela segunda vez a licenciatura em Letras-Libras no Polo da UAB de Apucarana. “A inclusão das pessoas com deficiência nas escolas e na sociedade é um grande desafio, que exige conscientização de todos e políticas públicas. O nosso município está mais uma vez na dianteira com a importante parceria entre a Autarquia Municipal de Educação e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná,” conclui o prefeito Junior da Femac.

A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, adianta que novas turmas do curso básico e intermediário de Libras devem ser abertas no próximo ano. “A nossa previsão é que as inscrições comecem em meados do mês de março. A divulgação será feita pelo site da prefeitura e os veículos de comunicação locais.”

A inclusão de alunos surdos na rede municipal de Apucarana

De acordo com a coordenadora do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), Léia Sofia Viale, cinco alunos surdos e três com implantes cocleares estão matriculados, no presente ano, na rede municipal de ensino de Apucarana.

“A Autarquia Municipal de Educação, por meio do CAME, garante que eles tenham intérpretes nas salas de aula regulares e que frequentem uma sala de recursos multifuncionais específica para surdez no período do contraturno. A inclusão dessas crianças é uma das nossas prioridades,” garante.

A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, lembra ainda que a Língua Brasileira de Sinais é ensinada para todos os alunos nas unidades de ensino em que existam surdos matriculados. “Afinal, para que a comunicação de fato aconteça, tanto surdos como ouvintes precisam dominar os sinais,” explica.