AME presta homenagem às mulheres educadoras

Sessenta professoras e servidoras da rede municipal receberam placas de reconhecimento pela importância do trabalho feminino na formação dos novos cidadãos (Fotos: Profeta)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Autarquia Municipal de Educação prestou uma homenagem a 60 professoras e servidoras da sua rede. A cerimônia foi realizada na noite de ontem (7/8), no Cine Teatro Fênix.

Segundo a secretária da pasta, Marli Fernandes, a maior parte dos profissionais que atuam nos centros infantis e escolas são mulheres. “Elas são as grandes responsáveis pela formação dos futuros cidadãos. Por isso, há cinco anos, nós criamos esse momento que tem a intenção de mostrar o nosso respeito e valorização pelo trabalho delas,” afirmou.

As homenageadas foram escolhidas pelos próprios colegas de trabalho. “Nós gostaríamos de entregar placas de reconhecimento a todas as colaboradoras da rede municipal, mas não é possível devido ao grande número de mulheres. São mais de mil. Por isso, nós pedimos que cada CMEI e escola selecionasse uma funcionária que o representasse na noite de hoje”, explicou a secretária.

O prefeito Junior da Femac participou da solenidade, acompanhado da primeira dama Carmen Lucia Izquierdo Martins. “Apucarana é uma cidade maravilhosa porque as mulheres participam ativamente da comunidade. Seja como empresárias, profissionais liberais, militares ou professoras, elas são imprescindíveis no processo de desenvolvimento local”, destacou o gestor.

A primeira dama lembrou que as mulheres não devem ser valorizadas apenas no dia 8 de março, mas principalmente no cotidiano. “Elas são guerreiras que enfrentam jornadas duplas e até triplas para cuidar dos filhos, do lar e do emprego. Nós devemos reconhecer a importância delas diariamente, nas escolas, nas indústrias, no comércio ou em qualquer outro lugar”, disse.

Participaram também da homenagem às mulheres educadoras, os vereadores Gentil Pereira e Rodolfo Mota; a secretária municipal da mulher e assuntos da família, Denise Canesin Machado; e a representante do Núcleo Regional de Educação, Loraine Viale.