Alunos da rede municipal plantam árvores no entorno do Parque da Raposa

Desenvolvida em parceria pela Secretaria de Meio Ambiente, Autarquia de Educação e Concessionária CCR RodoNorte, a ação envolveu 60 crianças da Escola Monsenhor Arnaldo Beltrami (Fotos: Profeta)

O Parque Ecológico da Raposa, unidade de conservação ambiental, ganhou mais 15 mil árvores nativas. O plantio das mudas foi feito por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Apucarana e a Concessionária RodoNorte. A ação foi concluída na manhã de hoje (22), com a participação de 60 alunos da Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami.

O reflorestamento do parque é uma forma de compensação pelo desmate realizado para a execução das obras de duplicação da BR-376 e do contorno sul, dentro do perímetro do município. “A concessionária RodoNorte tem a preocupação socioambiental como uma das suas premissas’, explicou o representante da empresa, Samuel Marcondes.

Entre as espécies plantadas, estão ipês, araucárias, canafístulas, aroeiras, paineiras e perobas. O prefeito em exercício, Junior da Femac, colocou na terra uma muda de pinheiro araucária.

“Na correria do dia-a-dia, os adultos não costumam dar o devido valor para o ar, a água e outros recursos que a natureza nos oferece. Já as crianças demonstram bem mais o sentimento de que é importante cuidar do meio ambiente,” disse o prefeito.

A Escola Monsenhor Arnaldo Beltrami foi escolhida para participar do ato por situar-se nas proximidades do Parque da Raposa. “Quando voltarem aqui, a passeio com suas famílias, as crianças poderão acompanhar o crescimento das plantas e orientar os pais e amigos sobre a preservação delas,” afirmou a superintendente geral da Autarquia Municipal de Educação, Ana Paula Cunha.

A aluna Evelyn Ire-Nan Vieira, que é de origem indígena, falou da importância da natureza para a qualidade de vida da população. “A minha mãe é da tribo Guarani e o meu pai, Kaingang. Sempre que eu visito a reserva, gosto subir e brincar nas árvores. Elas são a morada dos passarinhos e também ajudam a deixar o ar mais fresco”.

O plantio realizado nesse início de ano, em parceria com a concessionária RodoNorte, é um reforço ao corredor ambiental que está sendo implantado entre o Parque das Araucárias, na saída para Londrina, e o Parque Ecológico da Raposa. “A iniciativa vai contribuir para o equilíbrio do ecossistema da região. Pois, quando temos uma flora bem constituída e distribuída, nós percebemos também o retorno da fauna natural e o aumento da biodiversidade,” explicou o superintendente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Luiz Carlos Teixeira.

O secretário de Meio Ambiente, Sérgio Bobig, lembrou ainda que as 15 mil mudas passarão por um acompanhamento técnico, feito por empresa especializada, durante os próximos dois anos.