Definidos os finalistas do voleibol na fase municipal dos JEP´s

Foram definidos nessa sexta-feira (19/04), no Complexo Esportivo Estação Cidadania, no Parque do Japira, em Apucarana, os finalistas da modalidade de voleibol nas classes “A” e “B” feminino e “A” masculino pela fase municipal dos 70º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s). A competição, que foi iniciada no último dia 5, é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE).

Os jogos decisivos acontecem na próxima segunda-feira (22/04) na mesma praça esportiva. Às 8 horas, pela disputa de terceiro lugar no feminino “B”, o Glorinha joga contra o Padre José de Anchieta. Em seguida, às 9 horas, duelam Padre José de Anchieta e Glorinha na decisão de terceiro lugar no feminino “A”. Às 10 horas, no masculino “A”, pela decisão da terceira posição, o Izidoro Luiz Cerávolo encara o Padre José Canale.

As finais do voleibol são as seguintes: 11 horas, São José x Antônio dos Três Reis de Oliveira (feminino “B”), 13h30, Glorinha x Heitor Furtado (masculino “A”) e às 15 horas, Mater Dei x São José (feminino “A”). Os times campeões garantem vagas na fase macrorregional dos JEP´s de 12 a 16 de junho também em Apucarana.

Os resultados nessa sexta-feira (19/04) das semifinais do voleibol foram os seguintes: São José 3 x 0 Glorinha (F-B), Padre José de Anchieta 0 x 3 Três Reis (F-B), Mater Dei 3 x 0 Padre José de Anchieta (F-A), São José 3 x 0 Glorinha (F-A), Glorinha 3 x 0 Cerávolo (M-A) e Heitor Furtado 3 x 1 Padre José Canale (M-A).

Já foram encerradas na fase municipal as modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol masculino “B” e vôlei de praia.

O Colégio São José foi campeão nas modalidades de basquetebol feminino “B”, no futsal masculino “B”, no handebol masculino e feminino “A” e “B”, no voleibol masculino “B” e no vôlei de praia feminino “A”.

O Colégio Canadá conquistou os títulos no basquetebol feminino “A” e masculino “A” e “B”, no futsal masculino “A” e no vôlei de praia feminino “B”. O Mater Dei ganhou o futsal feminino “A” e “B”, o Colégio Padre José de Anchieta faturou a medalha de ouro no vôlei de praia masculino “B”, enquanto o Colégio Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado obteve a primeira colocação no vôlei de praia masculino “A”.

 

Trupe de Cultura da Fiep vai se apresentar para alunos do “Bonetizando”

A Unidade Móvel de Cultura do Sistema Fiep vai estar em Apucarana no mês de agosto para uma apresentação especial, de dois dias, direcionada aos cerca de 1,4 mil alunos dos terceiros anos das 36 escolas da rede municipal de ensino que integram o Projeto Bonetizando. A iniciativa, que promove visitas pedagógicas junto às indústrias do vestuário, oportunizando aprendizado lúdico de como funciona a cadeira produtiva do vestuário, é desenvolvida pela Autarquia Municipal de Educação, Sindicato das Indústrias do Vestuário do Vale do Ivaí (Sivale) e Arranjo Produtivo Local do Boné (APL-Bonés).

A unidade móvel, que consiste em uma carreta adaptada para apresentações artísticas e teatrais, vai estar ancorada na Praça Rui Barbosa e, em Apucarana, vai oferecer contação de história aos alunos. A notícia da vinda da unidade de Cultura do Sistema Fiep foi comunicada ao prefeito Júnior da Femac nesta sexta-feira (19/04) em reunião com o presidente do APL Boné, Jayme Leonel, a presidente do Sivale, Bete Ardigo, e representantes do Senai Apucarana. “Muito feliz em receber esta confirmação. Uma atividade que abrilhanta ainda mais o “Bonetizando”, que é um projeto que tem permitido que as nossas crianças aprendam a valorizem esse segmento que é importantíssimo para a nossa economia”, salientou o prefeito Junior de Femac.

A relação de Apucarana com o boné começou na década de 1970, quando a primeira fábrica do acessório, a Cottons, foi aberta. O município também foi responsável por transformar o boné de um simples item de proteção para o rosto em um artigo de moda que é usado por todas as pessoas, incluindo atletas, artistas e grandes personalidades.

Apucarana terá museu do boné e do vestuário

A Prefeitura de Apucarana, em conjunto com o Arranjo Produtivo do Boné (APL Bonés), o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale) e o campus Apucarana da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR Apucarana), planejam a estruturação de um museu dedicado à história do boné e do vestuário no município.

A ideia, que partiu das entidades representativas, foi acolhida pelo prefeito Júnior da Femac e terá envolvimento direto da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultura e Turística (Promatur). “Um projeto maravilhoso, que vamos agora dar o formato que desejamos, sendo um espaço de culto à memória desta atividade econômica que faz parte do nosso cotidiano há 50 anos. Ou seja, dos 80 anos de Apucarana, em 50 deles está presente o boné, o vestuário, fazendo do município expoente no setor em todo o Paraná, sendo o maior polo têxtil do estado, gerando emprego e renda a milhares de famílias”, celebrou o prefeito Júnior da Femac.

O assunto foi tema de uma reunião nesta sexta-feira (19/04), no gabinete municipal, que contou com o presidente do APL Bonés, Jayme Leonel, e a presidente do Sivale, Bete Ardigo. Inicialmente chamado de “Eco-museu do Boné e do Vestuário de Apucarana”, o planejamento é de que o acervo a ser reunido ocupe espaço no prédio do Centro Cultural Fênix. “É uma ideia que nasce e que vamos agora moldá-la para que seja algo que integre história e interatividade, com imagens e sons”, disse o prefeito de Apucarana.

Apucarana anuncia cursos na área têxtil do Projeto Bora Paraná

Com direito a uma bolsa-auxílio de R$600 por aluno, estão abertas as inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos de técnicas de montagem de calças e camisetas (malha e jeans) e técnicas de costura industrial com ênfase em uniformes profissionais. A pessoa interessada pode obter mais informações junto à Agência do Trabalhador de Apucarana, que irá disponibilizar um link para inscrição.

As oportunidades de capacitação profissional gratuitas, conquistadas pelo prefeito Júnior da Femac junto ao secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda e deputado estadual licenciado, Mauro Moraes, fazem parte do Projeto Bora Paraná – Unidades Móveis, uma parceria do Governo do Estado do Paraná, Ambev e Senai Paraná. “Uma iniciativa transformadora que percorre o estado levando qualificação profissional e, em Apucarana, além da prefeitura, conta com total apoio do APL Bonés e do Sivale, além da unidade local do Senai. Agradeço ao secretário Mauro Moraes e ao presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, por direcionarem o projeto ao nosso município, somando-se a diversas outras iniciativas que desenvolvemos na qualificação da mão-de-obra e que têm contribuído para a geração de empregos e mais riquezas”, disse o prefeito Júnior da Femac.

A confirmação dos cursos do Projeto Bora Paraná para Apucarana aconteceu nesta sexta-feira (19/04) durante reunião entre o prefeito Júnior da Femac, o presidente do Arranjo Produtivo Local do Boné (APL Bonés), Jayme Leonel, a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Bete Ardigo, do superintendente da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego, Miguel Luiz Vilas Boas, do gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz, e representantes do Senai Apucarana.

Segundo explica Neno Leiroz, o início das aulas deve acontecer em meados de maio, com a carreta do projeto ficando ancorada junto ao estacionamento do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) por cerca de 40 dias. Os cursos terão carga horária total de 96 horas, sendo que o técnicas de montagem de calças e camisetas (malha e jeans) vai ser ministrado de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e o curso de técnica em costura industrial com ênfase em uniformes profissionais irá ocorrer, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. “Além da qualidade, este projeto ainda conta com um auxilio no valor de R$600, ajudando ao cidadão com os eventuais custos de transporte e alimentação”, comunica Leiroz.

Serviço: Mais informações sobre os cursos do Projeto Bora Paraná podem ser obtidas na Agência do Trabalhador de Apucarana, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Renê Camargo de Azambuja, 705, centro, ou pelo telefone 3423-1376.

30º BIMec celebra os 376 anos do Exército Brasileiro 

 

O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), de Apucarana, realizou nesta sexta-feira (19/04) formatura militar para marcar os 376 anos do Exército Brasileiro. O ato contou entrega de condecorações a militares, leitura da mensagem alusiva à data, além dos desfiles da tropa e motomecanizado. A cerimônia foi presidida pelo tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo, comandante do 30º BIMec, e teve a presença de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas.

O deputado estadual Tiago Amaral representou a Assembleia Legislativa do Paraná na cerimônia e destacou a importância do 30º BIMec para a região. “O 30º BIMec é uma instituição que faz parte da nossa história e nós, políticos e sociedade civil, precisamos saber honrar nossa história e os grandes símbolos. O 30º BIMec é um símbolo muito forte para a nossa região, especialmente para Apucarana. Quantos apucaranenses e pés vermelhos não passaram por aqui e ajudaram a edificar essa Sentinela do Norte do Paraná”, frisa o deputado.

O prefeito Junior da Femac reitera que o Exército Brasileiro é uma instituição fundamental para o País. “Que está presente em todos os cantos e recantos do Brasil, que garante – com sua presença e prontidão – a nossa soberania. Muitas pessoas muitas vezes não sabem que o Exército é uma força que está permanentemente pronta para defender o Brasil não só de situações externas, mas também dentro do país zelando pela segurança das usinas hidrelétricas, linhas de alta tensão, pontes e rodovias. Apucarana se sente muito feliz e honrada em sediar uma organização militar do Exército Brasileiro, que é o 30º BIMec”, ressalta Junior da Femac.

O tenente-coronel Figueiredo lembra que o Exército completa 376 anos de existência e que o 30º BIMec possui 55 anos. “Vivemos sempre dias intensos e vibrantes com a nossa instituição, que tem a missão precípua de defesa da pátria. O Exército e o 30º BIMec estão sempre prontos para qualquer missão”, reitera o tenente-coronel Figueiredo, que durante a cerimônia fez a leitura da mensagem do general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército Brasileiro.

AUTORIDADES – Também estiveram presentes na cerimônia os prefeitos de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla, e de Cambira e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Emerson Toledo. Representando o Legislativo de Apucarana, estiveram presentes os vereadores Luciano Molina e Rodrigo Lievore.

O evento também foi prestigiado por Daniel Cerizza, procurador do Estado, e por autoridades representando as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.  Também estiveram presentes colaboradores eméritos do Exército, os veteranos do Comando 70 e amigos do Batalhão, além de estudantes do Colégio Estadual Cívico-militar Padre José Canale, de Apucarana, e também do Colégio da Polícia Militar de Maringá.

HISTÓRIA – O dia 19 de abril de 1648 marca a Primeira Batalha dos Guararapes, episódio fundador de nossa nacionalidade, durante as lutas de portugueses e brasileiros contra os invasores holandeses, na capitania de Pernambuco. A batalha alimentou a união de brasileiros e o senso de pertencimento à terra. Da necessidade de proteger o território e as famílias que aqui viviam, nasceu também o Exército Brasileiro.

Economia solidária forma 21 novos empreendedores em Apucarana

A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), certificou hoje mais uma turma do Programa Municipal Economia Solidária e Protagonismo Feminino. É a 57ª turma desta premiada iniciativa da administração municipal, reunindo 21 novos empreendedores das áreas de gastronomia e artesanato.

A entrega dos certificados aos  novos empreendedores solidários, no auditório do Senac,  teve a participação da secretária da Semaf, Denise Canesin; do coordenador do programa de Economia Solidária, Ademir Silva; e da coordenadora das Feiras Solidárias, Eliana Rocha.

Com o certificado em mãos, a nova empreendedora solidária, Jéssica Caroline Simplício, destacou o ambiente acolhedor que encontrou na comunidade da economia solidária. “É uma satisfação fazer parte deste grupo formado por pessoas maravilhosas. A economia solidária oferta uma estrutura fundamental para quem é iniciante. Trabalho com culinária oriental fazendo delivery e agora terei uma oportunidade de expandir o meu negócio. Estou muito otimista e feliz”, afirma Jéssica.

Criado há 10 anos, o programa ganhou legislação própria para se tornar política pública e, a partir de 2019, recebeu por parte do prefeito Júnior da Femac ainda mais investimento para dar mais independência econômica, empoderamento e protagonismo para as mulheres apucaranenses.

A capacitação dos novos empreendetores solidários é realizada em duas semanas. São 28 horas/aula e a conclusão é requisito para que o empreendimento possa integrar a rede de economia solidária municipal. Entre os conteúdos ministrados dentro da capacitação estão o ensino dos objetivos e metas de um empreendimento solidário, noções de cooperativismo e associativismo, elaboração de projetos sociais, administração e marketing e técnicas de empreendedorismo.

A secretária Denise Canesin faz um balanço do Programa de Economia Solidária. “São mais de 1,6 mil pessoas capacitadas em 57 turmas, que contam com 15 espaços para comercialização compartilhados cedidos pela administração municipal em vários bairros de Apucarana em segmentos econômicos diversos”, informa Denise.

Serviço – Interessados em fazer parte da rede municipal de economia solidária devem procurar o Espaço Mulher da Avenida Aviação, 1.525. Mais detalhes podem ser obtidos também pelo telefone 3122-0457 ou ainda através da rede social no endereço https://www.facebook.com/rededemulheresecosol.

 

Torneio 1º de Maio de Apucarana começa neste domingo

Com a realização de 14 partidas, sendo sete no Estádio do José Rico e sete no Estádio do Serviço Social da Indústria (SESI), vai começar neste domingo (21/04), a partir das 8 horas, o Torneio do Trabalhador (1º de Maio) de Futebol, competição que é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana.

O secretário municipal de Esportes, Tom Barros, disse que a competição nesse ano contará com a participação de 32 equipes, com 29 na categoria masculina e três na feminina.

“O torneio do trabalhador de 2024 terá três dias de competições, com as fases de classificação acontecendo neste domingo e no próximo dia 28, com as finais das duas categorias sendo realizadas no dia 1º de maio no Estádio Olímpio Barreto, com a disputa tendo o incentivo do prefeito Junior da Femac”, frisa Tom Barros.

Na primeira fase classificatória do torneio que ocorrerá neste domingo vão se classificar 13 equipes para o dia 28, sendo sete times no “José Rico” e seis no Sesi.

Estão inscritas na categoria masculina as equipes do Pagode Resenha, Ajax, Lanchonete Vila Fap, Baiano Futebol Clube, Barbearia Garcia, Seven Jeans/Vila Reis, Pinheirão, Castelo Branco United, Lava Car, Dom Romeu, Jardim Ponta Grossa, Tancredo Neves, Amigos do Galo, Amigos do Cidão, Amigos do Pirapó, Time do Rildo, Colorado, Diamantina, Ipicks, Comparsas, Misto da Ama, Panda/Vila Reis, União, Amigos da Bola, Time do Japa, Andrade e Amigos, Brookyn, Munike Multimarcas e AMM FC. Na categoria feminina se inscreveram os times do Apucarana, Ipicks e Anaac.

As finais da competição em 2023 também aconteceram no Estádio Olímpio Barreto. Na final da categoria feminina o Colégio São José conquistou o título ao derrotar o Apucarana Futebol pelo placar de 3 a 0. Já na decisão da categoria masculina, o time do Supermercado Viana/Tupã foi campeão ao vencer o Jardim Ponta Grossa por 3 a 2 nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal.

 

TABELA DE JOGOS

 

Neste domingo (1ª fase de classificação)

 

Estádio do José Rico

 

08h00 – Baiano Futebol Club x Lava Car (jogo 1)

08h40 – Colorado x Misto da Ama (jogo 2)

09h20 – Seven Jeans/Vila Reis x Dom Romeu (jogo 3)

10h00 – Amigos do Cidão x Ipicks (jogo 4)

10h40 – Pinheirão x Diamantina (jogo 5)

13h00 – Tancredo Neves x Time do Rildo (jogo 6)

13h40 – Panda Supermercados/Vila Reis x Brookyn (jogo 7)

 

Estádio do Sesi

 

08h00 – Amigos da Bola x Ajax (jogo 9)

08h40 – Munike Multimarcas x Amigos do Galo (jogo 10)

09h20 – AMM FC x Jardim Ponta Grossa (jogo 11)

10h00 – Pagode Resenha x Andrade e Amigos (jogo 12)

10h40 – Apucarana x Ipicks (jogo 1) (futebol feminino)

13h00 – Comparsas x Time do Japa (jogo 13)

13h40 – Barbearia Garcia x Amigos do Pirapó (jogo 8)

 

Observação: Os times do Castelo Branco United, União e da Lanchonete Vila Fap na categoria masculina e a Anaac na feminina farão as suas estreias na fase de classificação no dia 28 de abril.

 

Prefeito emite nota de pesar pela morte do servidor Paulo Ourives

 

O prefeito, Junior da Femac, e o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, emitem nota de pesar pelo falecimento do servidor público municipal Paulo Cesar Martins Ourives, aos 57 anos. Ele sofreu um infarto na noite de ontem em sua casa.

Paulo exercia o cargo de coordenador do Programa Saúde na Escola da Autarquia Municipal de Saúde. “Ele desempenhava esse trabalho, de promoção da saúde de alunos da rede municipal e estadual, com muita dedicação e amor”, afirma Bachiega.

“Nossos sentimentos aos familiares e amigos do nosso servidor Paulo Ourives. Que Deus console a dor de todos neste momento difícil”, manifesta Junior da Femac.

Paulo deixa a esposa, dois filhos e dois netos. O velório está acontecendo na Capela Mortuária Central e o sepultamento será às 17 horas no Cemitério da Saudade.

Apucarana promove Festa de Santo Expedito neste final de semana

Fiéis de Apucarana e oriundos de caravanas de vários municípios do Paraná e também de outros estados, estarão reunidos neste sábado e domingo (20 e 21/04), no Parque Ecológico Santo Expedito, onde acontece a 17ª Festa de Santo Expedito.

Uma promoção da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Bairro da Igrejinha, a festividade conta com apoio da Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), tendo início às 16 horas do sábado. “Uma bela e abençoada programação que contará com barracas de alimentação, missas e bênçãos, show de prêmios, show musical e almoço”, informa Mário Felippe Rodrigues, superintendente da Promatur.

O ponto alto do primeiro dia será a recepção, às 18h30, da Caravana Missionária de Jesus das Santas Chagas, conduzida pelo Padre Valter de Jesus Souza, da Obra Evangelizar é Preciso. O momento, que contará com participação do bispo diocesano Dom Carlos José de Oliveira e do padre local, Domingos Sávio Lazarin, será precedido de pregação, terço, Ícone das Santas Chagas e Santa Missa “Noite de Luz”, tendo como apresentadora Fabiana Marquevini, da Obra Evangelizar é Preciso. Às 20h45, está previsto show musical com Robson Canuto.

Já no domingo (21/04), a programação da festa tem início às 9 horas com Santa Missa. Às 10 horas, show de prêmios e, às 11h30, almoço ao som de show musical com Enzo Bismarck e Rafael e Felipe Bernardo. Às 14 horas, missa de encerramento.

Conhecido como “santo das causas impossíveis” pelos cristãos católicos, Santo Expedito também é chamado para interceder nas situações que precisam medidas urgentes, sendo que o dia oficial dedicado ao santo é 19 de abril.

Audiências de atualização do Plano Diretor são concluídas

No segundo dia de audiência pública para atualização do Plano Diretor de Apucarana a análise das propostas, discussões e votações acerca de alterações na legislação se estenderam até a meia noite de quarta-feira (17), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). Algumas pendências ainda serão discutidas no âmbito do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).

Entre algumas alterações no Plano Diretor se destacam a altura livre (pavimentos) para a construção de edifícios na área central. Quanto maior for a área do terreno, mais pavimentos serão permitidos.  Outra mudança diz respeito aos condomínios residenciais, de chácaras e industriais, que ganham uma legislação mais flexível para serem viabilizados.

Conforme avaliam dirigentes do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), e da Secretaria de Obras, o processo de atualização do Plano Diretor foi realizado de forma participativa em todas as suas etapas, desde a população indicando as suas demandas e até grupos técnicos estudando as necessidades mais urgentes.

O prefeito Junior da Femac, que é engenheiro civil, participou dos dois dias de audiências públicas. Ele avalia que o debate teve participação destacada de profissionais da área, como engenheiros, arquitetos e empresários, além de muitas lideranças comunitárias. “Trata-se de um processo relevante para o futuro de Apucarana. O plano diretor é uma ferramenta que contribui para o avanço da cidade em desenvolvimento urbano e atração de novos empreendimentos”, reitera Junior da Femac.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS – O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) atuou ativamente em todo o processo, deliberando e apresentando demandas. As audiências públicas foram realizadas com a presença significativa de segmentos organizados da sociedade, notadamente, com engenheiros, arquitetos, empresários da construção civil e do setor imobiliário.

“Na terça-feira, dia 16, foi lido o material referente aos textos das leis, apresentando a situação atual em que se encontram os artigos e a proposta de correção e inclusão de novos artigos, com o intuito de direcionar para uma melhor organização dos textos e com regramentos claros”, informa o diretor-presidente do Idepplan, Ivan Silva.

“Já na quarta-feira, dia 17, foram apresentadas as correções dos parâmetros da Lei de Uso e Ocupação do Solo e do Anexo XXI, que trata do mapa de zoneamento urbano”, cita a engenheira Larissa Miras Moreno, superintendente de projetos da Secretaria Municipal de Obras.

Alguns apontamentos foram levantados durante os dias de audiência pública e, a partir de agora, serão apresentados ao CMDU. Na sequência, se for deliberado, o projeto será apresentado na Câmara Municipal, para discussão e votação.