Basquete movimenta o Lagoão com festival e etapa da Liga do Vale do Ivaí no fim de semana

O Lagoão será palco do basquete neste fim de semana em Apucarana. No sábado acontece o Festival Feminino Sub-17, com cerimonial de abertura a partir das 13 horas. No domingo, a quadra volta a movimentar atletas na etapa Apucarana da Liga de Basquetebol do Vale do Ivaí, às 9 horas.

O secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, destacou que o evento representa uma oportunidade especial para o público apaixonado por basquete. Ele avaliou que a programação também vai promover a integração entre diferentes gerações, reunindo atletas das categorias de base, do adulto e contando também com a presença do máster. Marchi reforçou ainda que Apucarana valoriza a modalidade e mantém a escolinha de basquete  que, além de revelar novos talentos, contribui para a formação cidadã dos jovens.

O técnico desportivo da Secretaria Municipal de Esportes, Edilson Marcondes de Oliveira, o Ski, explicou que a competição feminina será um torneio único no sábado, com as equipes de Apucarana, Mandaguari e Marilândia do Sul. Já a disputa masculina faz parte de um campeonato regional com etapas mensais em diferentes cidades. Apucarana entrou com força na competição, vencendo duas das três partidas já realizadas.

As equipes que representam Apucarana são formadas por atletas da escolinha da Secretaria de Esportes e por destaques dos Jogos Escolares. No feminino, a equipe apucaranense é coordenada pela professora Ana Paula e, no masculino, pelo técnico desportivo Ski. As equipes contam ainda com o auxílio de dois professores colaboradores: Sônia Delgado e Maik França.

A abertura do festival no sábado, às 13 horas, contará com a presença das delegações, participação dos atletas da escolinha de basquete, apresentação da ginástica rítmica e a presença da equipe máster para prestigiar o evento.

 

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS

Sábado – 23/08 – Festival Feminino Sub-17

  • 13h00 – Abertura oficial (dança e desfile das equipes)
  • 13h30 – Marilândia do Sul x Mandaguari
  • 14h30 – Apucarana x Mandaguari
  • 15h30 – Apucarana x Marilândia do Sul
  • 16h30 – Final

Domingo – 24/08 – Liga Vale do Ivaí

  • 09h00 – Marilândia do Sul x Jardim Alegre (adulto)
  • 10h00 – Marilândia do Sul x Ivaiporã (sub-17)
  • 11h00 – Apucarana x Jardim Alegre (sub-17)
  • 14h00 – Bom Sucesso x Mandaguari (sub-17)
  • 15h00 – Pitanga x Bom Sucesso (adulto)

 

CAPS Infantojuvenil promove roda de conversa sobre direitos das pessoas com deficiência

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), vinculado à Autarquia Municipal de Saúde (AMS), promoveu o 3º Encontro do Grupo de Pais e Responsáveis para Ativação Parental, fortalecendo o diálogo sobre saúde mental e inclusão. O tema da edição foi “Direitos das Pessoas com Deficiência”.

A roda de conversa foi conduzida por Eidiana Cristina Bernardes da Silva, servidora da AMS, vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (ADEFIAP) e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. A palestrante abordou os direitos fundamentais das pessoas com deficiência, com foco no acesso à educação e à saúde integral, dentro de uma perspectiva de cidadania e inclusão.

“Eidiana abordou temas essenciais que auxiliam os pais e responsáveis a compreender e reivindicar os direitos das crianças e adolescentes com deficiência. Além disso, tivemos o tradicional ‘Café com Carinho’, momento de acolhimento e escuta, que estreita os laços entre nossa equipe e as famílias atendidas”, afirmou a coordenadora do CAPS IJ, Dayene Gatto Altoé.

Os encontros do Grupo de Pais e Responsáveis para Ativação Parental são realizados mensalmente, com o apoio dos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da AMS. As atividades são abertas a todas as famílias de crianças e adolescentes, estejam ou não em acompanhamento pelo CAPS IJ.

“Nosso objetivo é criar um espaço de diálogo e troca de experiências sobre os desafios e aprendizados no campo da saúde mental. Agradecemos a todas as famílias que vêm participando ativamente, contribuindo para que este momento, já tão potente, se torne ainda mais significativo”, completou Dayene.

Mais informações:
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ)
Endereço: Rua Coronel Luiz José dos Santos, 63 – Centro
Telefone: (43) 3901-1047

Prefeitura abre inscrições para mais de 30 cursos gratuitos do “Qualifica Apucarana”

Com a meta de profissionalizar mil pessoas, entre jovens e adultos, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de Apucarana, em parceria com a Agência do Trabalhador, informa que estão abertas inscrições para 31 cursos de qualificação profissional adquiridos junto aos serviços nacionais de Aprendizagem Industrial (Senai), Comercial (Senac) e Rural (Senar).

Parte da política municipal de promoção da empregabilidade, o investimento é de mais de meio milhão de reais e tem como objetivo suprir a demanda do mercado de trabalho em setores com carência de mão-de-obra qualificada. “São 31 cursos que adquirimos com recursos municipais e estamos ofertando gratuitamente à população, entre este mês, setembro e outubro, em áreas que vão desde a indústria e tecnologia até o comércio, serviços e agropecuária”, informa o prefeito Rodolfo Mota.

As opções contemplam diferentes perfis de estudantes e trabalhadores, com idades mínimas que variam de 14 a 18 anos, e aulas nos períodos da tarde e noite. “O “Qualifica Apucarana” é uma iniciativa que demonstra o compromisso da administração municipal em oferecer oportunidades de profissionalização ao cidadão, abrindo novos caminhos para geração de renda e empregabilidade”, reforça Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana.

No âmbito do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estão disponíveis cursos de atendimento ao cliente, técnicas de vendas, informática básica e gestão de negócios. “Formações voltadas a quem deseja aprimorar conhecimentos na área de comércio e serviços, além de manutenção de celulares e smartphones, JavaScript, HTML e CSS, e ferramenta colaborativa Canva”, relata o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana.

Pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a oferta contempla capacitações técnicas em mecânica, eletricidade, soldagem, costura industrial e manutenção de máquinas, administração e construção civil, possibilitando que o participante ingresse ou se fortaleça no mercado de trabalho, especialmente no setor produtivo. “Entre os cursos estão o de eletricidade industrial e predial, tornearia mecânica, montagem de drones, mecânico de motocicletas, aplicador de revestimento cerâmico, entre outras”, detalha Neno Leiroz.

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove cursos voltados ao meio rural, como agricultura, pecuária, manejo do solo, gestão da propriedade rural e boas práticas de produção sustentável, atendendo produtores e trabalhadores do campo que buscam qualificação para ampliar a eficiência das atividades. “Formação em mecanização agrícola, piloto de máquinas autônomas, manutenção de moto serra, piloto de drone em pulverização, técnicas em piscicultura de água doce, instalação de cerca elétrica, condutor de caminhão munck, soldador mecânico de trator, entre outros”, enumera Leiroz.

Serviço: Os 31 cursos com cadastro aberto estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br). Localizada na Rua Renê Camargo de Azambuja, 705, a Agência do Trabalhador funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O contato para mais informações sobre os cursos profissionalizantes gratuitos, e também sobre vagas de emprego, pode ser feito pelo telefone 3422-4000 – ramal 575.

Sala do Empreendedor da Prefeitura de Apucarana oferece assessoria gratuita para formalização de pequenos negócios

Para que a burocracia não seja um obstáculo a quem busca legalizar o próprio negócio, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de Apucarana disponibiliza atendimento gratuito na Sala do Empreendedor.

Criada para dar suporte aos empreendedores – com atenção especial ao Microempreendedor Individual (MEI) – a unidade oferece serviços como abertura, alteração e baixa de MEI, declaração anual, emissão de guias e certidões, além de orientações sobre legislação, situação fiscal, compras públicas e acesso a linhas de microcrédito. Também são feitos encaminhamentos para cursos gratuitos e fornecidas informações sobre notas fiscais.

“O maior patrimônio de Apucarana é a sua gente, que trabalha e faz a cidade crescer. Nosso compromisso é ajudar cada pequeno empreendedor a sair da informalidade e conquistar seus direitos, incluindo os previdenciários previstos em lei”, afirma o prefeito Rodolfo Mota.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Lapa, 127, ao lado da prefeitura, ou pelo telefone (43) 3308-1412. A Sala do Empreendedor também possui portal na internet, com orientações e serviços digitais.

O secretário de Indústria, Comércio e Emprego, Emerson Toledo Pires, destaca ainda que a equipe está capacitada para atuar como agente de crédito, oferecendo financiamentos da Fomento Paraná com juros mais baixos que os praticados pela rede bancária tradicional. “Se o empreendedor tiver qualquer dúvida, basta nos procurar. Nossa missão é orientar, passo a passo, para que cada decisão seja tomada com segurança e o pequeno negócio tenha todo o suporte para crescer, gerando renda e empregos”, pontua Toledo.

Serviço:

Sala do Empreendedor de Apucarana
Endereço: Rua Lapa, 127 – Centro (ao lado da prefeitura)
Atendimento: Segunda a sexta, das 8 às 17 horas
Telefone: (43) 3308-1412
Site: Sala do Empreendedor

Apucarana moderniza gestão e vira referência em serviços digitais

Apucarana está se tornando referência em gestão na área de serviços públicos digitais. Uma comitiva da Prefeitura de Ivaiporã esteve na cidade nesta quarta-feira (20/08) para conhecer de perto o sistema digital que está mudando a forma de atender a população. A equipe visitou o pátio de máquinas, onde cerca de 200 pedidos são registrados por dia.

O modelo apucaranense resolve 90% das solicitações a curto prazo, mostrando que tecnologia e organização garantem maior eficiência. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Wendel Metta, desde janeiro já foram abertos quase 10 mil protocolos somente neste setor, dos quais mais de 9 mil serviços já foram efetivamente atendidos.

O funcionamento do sistema se apoia em múltiplos canais de contato: site oficial, telefone, atendimento presencial e, principalmente, WhatsApp, que concentra 85% das solicitações pelo número 99626-7450. Segundo Metta, a facilidade de acesso e o alto índice de resolução fazem com que a população tenha confiança em procurar o serviço.

No pátio de máquinas, a operação é monitorada por duas pessoas responsáveis por registrar os pedidos, gerar protocolos e acompanhar cada etapa. Segundo Metta, o processo é simples: o cidadão aciona a Prefeitura, recebe o protocolo e pode seguir o andamento do serviço até a conclusão diretamente no sistema.

Os pedidos mais comuns são recolhimento de móveis, poda de galhos, tapa-buracos, limpeza de bueiros, caminhão-pipa, melhorias em estradas rurais, manutenção e limpeza urbana. O secretário afirma ainda que o protocolo digital gera um banco de dados, que facilita a tomada de decisão, permitindo priorizar áreas com maior demanda e realocar equipes com mais eficiência.

Prefeitura de Apucarana manifesta pesar pelo falecimento de José de Jesus da Mota

É com profundo pesar que a Prefeitura de Apucarana comunica o falecimento do senhor José de Jesus da Mota, tio do Prefeito Rodolfo Mota, ocorrido nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, aos 68 anos de idade.

José de Jesus da Mota era bastante conhecido, tendo trabalhado durante muitos anos como cabeleireiro na Rua Ponta Grossa. Ele estava internado para tratamento de câncer e deixa um legado de carinho e dedicação.

O velório está sendo realizado na Capela Mortuária Central. O sepultamento ocorrerá nesta quinta-feira, 21 de agosto, às 14 horas, no Cemitério Cristo Rei.

Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com o Prefeito Rodolfo Mota, seus familiares e amigos, rogando a Deus que conforte a todos.

Projeto MEGA oferece capacitação gratuita a empreendedores em Apucarana

Apucarana está recebendo nesta semana o projeto MEGA – Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas, que oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e pessoas interessadas em iniciar um negócio. A iniciativa é promovida pela organização não governamental GERAR (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família (SEMAF).

De acordo com a secretária da SEMAF e primeira-dama do município, Karine Mota, as atividades começaram ontem (19) e seguem até o dia 28, com encontros diários às 19 horas no salão nobre da Prefeitura de Apucarana. “Durante os oito encontros, os participantes terão acesso a conteúdos sobre marketing, precificação, estruturação e formalização do negócio. Ao final do curso, eles ainda receberão dois meses de consultoria individual com a equipe do projeto MEGA, sem nenhum custo”, destacou.

Além das aulas, os participantes recebem material didático, bloco de anotações, caneta, camiseta e uma logomarca personalizada para o empreendimento. Os três alunos com melhor desempenho, que mantiverem frequência integral, serão premiados com um capital semente de R$ 1.500 para investir no próprio negócio.

A Prefeitura de Apucarana também oferece outras oportunidades de formação profissional por meio da SEMAF. “Temos capacitações nas áreas de confecção, beleza e estética, gastronomia e tecnologia da informação. Recentemente, o prefeito Rodolfo Mota destinou R$ 500 mil para a compra de cursos no SENAC e no SENAI, que serão oferecidos gratuitamente à população”, informou Karine.

Interessados em participar dos cursos podem entrar em contato com a secretaria pelo telefone (43) 3422-4479 ou pelo e-mail secmulher@apucarana.pr.gov.br

Novo plantão do Refis no sábado garante mais uma chance para quitar débitos com o município

A Prefeitura de Apucarana oferece neste sábado, dia 23, mais uma oportunidade para os contribuintes regularizarem suas dívidas com o município. O atendimento faz parte do Programa Especial de Recuperação Fiscal (Refis 2025) e acontece das 9h às 17h, com condições especiais de desconto sobre juros e multas. A ação atende principalmente quem não consegue ir à Prefeitura durante o horário comercial.

O prefeito Rodolfo Mota ressalta que a regularização evita que dívidas virem processo judicial e garante mais tranquilidade para os contribuintes. Segundo ele, as condições do programa permitem parcelamento com descontos inéditos, ajudando as famílias a colocar suas contas em dia sem comprometer o orçamento.

O secretário municipal da Fazenda, Rogério Ribeiro, afirma que esse será o segundo plantão em final de semana, lembrando que o primeiro ocorreu no início do mês. O secretário reforça que os plantões facilitam o acesso de quem trabalha em horário comercial e não consegue buscar atendimento durante a semana. Ele explica que Refis incentiva a regularização fiscal, tornando o processo mais prático e ágil.

O superintendente de Tributação, Luís Fukumoto, esclarece que a negociação pode ser feita pelo proprietário do imóvel, cônjuge, filhos, pais ou procurador legalmente autorizado. Ele orienta que é preciso apresentar documentos pessoais e do imóvel, além de autorização em caso de procuração. Débitos já judicializados também podem ser incluídos no Refis.

Entre os tributos abrangidos estão o IPTU, ISS, taxa de coleta de lixo, Alvará de Licença, taxa de iluminação pública, entre outros.

Escala de descontos sobre juros e multas:
• Parcelamento de 1 a 4 vezes: 100% de desconto
• Parcelamento de 5 a 12 vezes: 70% de desconto
• Parcelamento de 13 a 18 vezes: 60% de desconto
• Parcelamento de 19 a 24 vezes: 50% de desconto
• Parcelamento de 25 a 36 vezes: 40% de desconto

Apucarana realiza terceira audiência de discussão Plano Plurianual 2026-2029

 

Visando estabelecer de forma coletiva as diretrizes e prioridades para o desenvolvimento do município nos próximos quatro anos, a Prefeitura de Apucarana realiza nesta quarta-feira (20/08), às 19 horas, a terceira audiência pública de discussão da proposta do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Assim como aconteceu no segundo encontro, este também será realizado de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube.

Estarão em discussão as áreas de Cultura e Turismo, Assistência Social, Indústria, Comércio e Emprego, e Esporte e Lazer. “Cada secretário municipal terá até 10 minutos para sua apresentação, seguido de espaço para esclarecimentos, perguntas, comentários e sugestões do público online, que poderá interagir através dos comentários na página do YouTube. A participação é aberta a todos e pode ser realizada de qualquer local com acesso à internet estável”, comenta professor Rogério Ribeiro, secretário Municipal da Fazenda.

A realização de audiências setorizadas atende aos princípios constitucionais, conforme prevê a Lei Complementar nº 101, de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). “Esta legislação estabelece a realização de audiências públicas durante os processos de elaboração dos instrumentos de planejamento orçamentário, garantindo ampla participação da sociedade”, argumenta Ribeiro. Ele salienta que na última audiência, foram discutidas outras áreas estratégicas como Saúde, Meio Ambiente, Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Agricultura.

O prefeito Rodolfo Mota reforça a importância da participação da sociedade. “Esperamos contar novamente com a participação da sociedade civil, entidades de classe, conselhos municipais, instituições públicas e privadas. Estamos conduzindo todo o processo de construção do PPA 2026-2029 de maneira a assegurar um processo participativo, democrático e transparente”, observa o prefeito. Ele destaca ainda a transmissão online. “A modalidade remota amplia o alcance e garante acessibilidade, permitindo que qualquer cidadão participe sem necessidade de deslocamento físico”, afirma Rodolfo Mota.

O link para acessar a audiência pública desta quarta-feira, a partir das 19 horas, também vai estar disponível no endereço eletrônico do PPA.

Serviço:

Audiência Pública de discussão do PPA 2026-2029

Data: 20 de agosto de 2025 (quarta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Exclusivamente de forma remota, online e ao vivo

Endereço eletrônico

Prefeitura capacita auditores e aposta na fiscalização educativa para garantir eficiência na arrecadação

Auditores fiscais da Prefeitura de Apucarana participaram de uma capacitação nesta segunda-feira (18/08). Ao mesmo tempo em que proporciona melhores condições de trabalho e valoriza os profissionais, iniciativa busca aumentar a eficiência na arrecadação. Tudo isso dentro de um novo conceito: uma fiscalização tributária mais educativa e menos punitiva.

O foco da capacitação, que ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, foi o Simples Nacional e as mudanças da reforma tributária. O prefeito Rodolfo Mota destaca que a forma de fiscalizar tributos no município está sendo transformada. Ele ressalta que a gestão atual mudou o código tributário e trouxe a figura da autorregularização. Isso significa que erros técnicos deixam de ser punidos com multa imediata e os contribuintes têm antes a oportunidade de corrigir o problema.

O secretário municipal da Fazenda, Rogério Ribeiro, explica que a capacitação faz parte de um programa contínuo de formação oferecido a todos os servidores. Cursos já realizados nas áreas de licitações e inteligência artificial são exemplos dessa agenda. Ele lembra que um diagnóstico aplicado no início da gestão identificou a necessidade de atualização dos fiscais, reforçando a importância de preparar as equipes para acompanhar as transformações em andamento.

Entre os pontos técnicos, Rogério reforça que a fiscalização tributária é essencial para acompanhar as empresas e garantir que todos cumpram corretamente suas obrigações. Com a introdução da autorregularização no código tributário, os fiscais têm agora a possibilidade de orientar e corrigir falhas técnicas sem recorrer de imediato à aplicação de multas.

Responsável pelo treinamento, a auditora fiscal Clarissa Rodrigues Mendes atua na Prefeitura de Curitiba e também participa de grupos técnicos nacionais que discutem a reforma tributária. Ela ressaltou que os municípios precisam se antecipar às mudanças que entram em vigor a partir de 2026. Segundo Clarissa, a troca de experiências e práticas com profissionais de outras cidades fortalece o trabalho dos fiscais, que se sentem mais seguros e preparados.