Residência Multiprofissional

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O REGIMENTO INTERNO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde foram criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005 e são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais.
Trata- se Pós-Graduação lato sensu (Especialização), voltada para a educação em serviço e destinada às categorias que integram a área de saúde excetuada a médica.
Consiste em um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde.
As Residências têm duração de 02 (dois) anos, totalizando uma carga horária de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta) horas, 60 horas semanais.
Essa carga horária é distribuída em atividades teóricas/práticas, sob a forma de treinamento em serviço, sendo que 80% da carga horária total acontece sob a forma de atividades práticas e com 20% sob a forma de atividades teóricas ou teórico-práticas.
O Residente conta com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (docente de instituição de ensino superior).

A Autarquia Municipal de Saúde oferece as seguintes Residências:

Residência Multiprofissional em Atenção Básica
Residência Multiprofissional em Saúde Mental
Residência em Enfermagem Obstétrica – Ênfase em Rede Cegonha

Caracteriza-se como Residência em Área Profissional da Saúde o programa que for constituído somente por uma profissão da saúde e por Residência Multiprofissional o programa que for composto por no mínimo 03 (três) profissões da saúde (CNRMS nº 02, 13 de abril de 2012).

A Residência Multiprofissional em Atenção Básica é destinada a:

Educadores físicos;
Enfermeiros;
Fisioterapeutas;
Nutricionistas;
Odontólogos;
Psicólogos;
Farmacêuticos.

A Residência Multiprofissional em Saúde Mental é destinada a:

Assistentes sociais;
Enfermeiros e Psicólogos.


A Residência em Enfermagem Obstétrica - Ênfase em Rede Cegonha é destinada a:

Enfermeiros.

Os residentes recebem uma bolsa, financiada pelo Ministério da Saúde.
Entretanto, devem ter dedicação exclusiva, não podendo desenvolver outras atividades profissionais no período de realização do curso.