Jovens apucaranenses disputam Festival de Atletismo em Campo Mourão

Competição será realizada nesta quarta e quinta-feira pelos naipes masculino e feminino nas categorias sub-12, sub-14 e sub-17, reunindo atletas de todo o Estado

A equipe das categorias de base de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana disputa nesta quarta e quinta-feira (30 e 31/03), no Estádio Roberto Brezinski em Campo Mourão, a 24ª edição do Festival Vanderlei Cordeiro de Lima. A competição será realizada pelos naipes masculino e feminino nas categorias sub-12 (nascidos de 2012 a 2014), sub-14 (nascidos de 2009 e 2011) e sub-17 (nascidos de 2005 a 2008), reunindo atletas de todo o Estado.

O Secretário Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, professor José Marcelino da Silva, o Grillo, destaca que no festival, a equipe apucaranense terá a presença de 16 atletas. “Será a primeira competição no ano, com os nossos jovens atletas lutando pelas primeiras posições em suas categorias. O festival é tradicional e conta com os melhores competidores do Paraná, com a nossa equipe tendo o incentivo do prefeito Junior da Femac”, frisa o secretário de Esportes.

De acordo com Grillo, na 23ª edição do festival realizada em 2019, a equipe de Apucarana foi campeã geral na categoria sub-12 (masculino e feminino) e vice-campeã na categoria sub-14 também pelos dois naipes.

No masculino estão inscritos os atletas Pedro Henrich Machado de Oliveira, João Pedro Fernandes Batalha, Samuel Augusto Bursinski, Yohan Gabriel Brandino de Oliveira, Pedro Henrique dos Reis Martins, Davi Luiz dos Reis Martins, Clayton Gomes Maciel, Guilherme Henrique da Silva Barbosa, Cauã Carlos Luchesi da Silva, José Vitor Ribeiro, Guilherme Paschoal, Adryan Gomes da Silva e Samuel da Silva Biz. Já no feminino competirão Gabrielly Eduarda dos Santos de Souza, Madelaine Gomes da Silva e Andrelize Vitória Pereira da Cruz.

São adolescentes e jovens que estudam nas escolas Osmar Guaraci Freire, Fernando José Acosta, José Idésio Brianezi, e nos colégios Alberto Santos Dumont, Izidoro Luiz Cerávolo, Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, Godoma de Oliveira, São José e Carlos Massareto.

A competição de atletismo é realizada pela Fundação de Esportes de Campo Mourão, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e Secretaria Municipal de Educação.

O festival homenageia o ex-atleta paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e o único latino-americano outorgado com a medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Em Apucarana, ele foi bicampeão da Prova Pedestre 28 de Janeiro em 2001 e 2002, na corrida de 10 quilômetros.