Definidas as datas dos JUP`s e dos JAP´s em Apucarana

Competições estaduais serão sediadas nos meses de julho e novembro na “Cidade Alta”

A Superintendência Geral do Esporte do Paraná apresentou no último final de semana o calendário esportivo de 2022. Na agenda estão todas as competições promovidas pelo Governo do Estado, no período de fevereiro a novembro, com Apucarana sediando os Jogos Universitários do Paraná (JUP´s) e os Jogos Abertos do Paraná (JAP´s).

A 61ª edição dos JUP´s será realizada de 16 a 21 de julho, enquanto os JAP´s (64ª edição), ocorrerão de 4 a 6 e de 25 a 27 de novembro.

Os Jogos Universitários serão desenvolvidos nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, judô, karatê e natação. Já nos JAP´s estão em disputa as modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol, futebol 7, rugby, badminton, natação, ciclismo, handebol de areia, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, xadrez e vôlei de areia.

O prefeito Junior da Femac destaca que Apucarana mantém uma das melhores estruturas físicas na área de esportes em todo o Paraná. “Sempre incentivamos os esportes e com a realização de jogos aqui, contribuímos para movimentar o comércio, serviços e rede hoteleira”, assinala o prefeito Junior da Femac.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, lembra que Apucarana vem sediando as principais competições do Estado desde 2014 na primeira gestão do ex-prefeito Beto Preto, continuando com o atual prefeito Junior da Femac, a partir de 2019. “Mais uma vez, como tem acontecido nos últimos anos, Apucarana será a capital do esporte no Estado. Em 2021, já sediamos os JUP`s e os JAP´s com muito sucesso, além dos Jogos da Juventude do Paraná. Já no ano que vem a nossa cidade será a casa novamente dos JUP´s e da divisão B dos Jogos Escolares do Paraná. Todas as competições com o total apoio do prefeito Junior da Femac”, frisa o professor Grillo.

Além de sediar nesse ano os JUP´s e os JAP´s, Apucarana terá os seus representantes no Bom de Bola, Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP´s), JAP´s Atletismo, PARAJAP´s, Paraná Combate e Jogos de Aventura e Natureza.

Nas competições oficiais do Estado em 2021, Apucarana conseguiu bons resultados. Na fase regional dos JAP`S, a cidade foi campeã no futsal masculino e feminino, no handebol masculino, no atletismo masculino na prova de 3.000m com obstáculos, e obteve a quarta posição no tênis masculino, enquanto nos JOJUP´s, o município foi vice-campeão no futsal masculino.

Nos JAP´s Combate, o município foi destaque no kung fu e no karatê. Na primeira modalidade, Apucarana foi campeã geral do evento nos naipes masculino e feminino, com três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. No karatê ganhou uma prata e dois bronzes.

Pelo Bom de Bola, o time de Apucarana foi vice-campeão no futebol master e obteve a quarta colocação no futebol sub-16, ambas as agremiações no masculino.

Nos PARAJAP´s, foram quatro medalhas de ouro e uma de prata no atletismo, com Apucarana sendo terceira colocada estadual na categoria deficiente visual masculino, e nos Jogos de Aventura e Natureza o município faturou três ouros e quatro bronzes no BMX Freestyle.