Atleta de Apucarana é destaque na Taça Brasil de Atletismo Master

Luís Cláudio de Freitas competiu na categoria acima de 40 anos e conquistou três medalhas no evento nacional em Bragança Paulista (Fotos: Divulgação)

Pertencente a equipe de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, o atleta Luís Cláudio de Freitas foi destaque durante a 1ª edição da Taça Brasil Master, realizada neste final de semana no estádio do Centro Nacional Loterias Caixa, em Bragança Paulista-SP. Ele, que é treinado pela professora Luciane Yoshico e que competiu na categoria acima de 40 anos, conquistou três medalhas no evento nacional.

No sábado (20/11), Freitas ganhou a medalha de bronze na prova de 800m, enquanto no domingo (21/11), faturou medalhas de prata nas provas de 400m e 1.500m.

Nos 800m, Rodrigo Pereira de Menezes Lira, do Rio de Janeiro, ganhou a medalha de ouro, seguido pelo também carioca Ivandro Bernardo dos Santos.

Rodrigo Lira também foi campeão na prova de 400m, com Oziel Pereira da Silva ficando com a medalha de bronze. Na prova de 1.500m o primeiro colocado foi Elionay Ferreira Correia. O baiano Marcos Oliveira Paixão terminou a competição em terceiro lugar.

Essa foi à segunda competição de Freitas na temporada 2021. Na primeira, disputada no mês passado em Cascavel (Oeste do Estado), o atleta apucaranense conseguiu ótimos resultados no 20º Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, realizado no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo (CNTA). Naquela competição, ele foi medalha de ouro nas provas de 800m, 1.500m e revezamento 4x400m.

Contente com as medalhas conquistadas no final de semana, Freitas agora iniciará a sua preparação para a 59ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, marcada para o dia 29 do mesmo mês.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, elogiou o atleta na competição em Bragança Paulista. “O Luís Cláudio passa por um grande momento no atletismo e vem representando muito bem o nosso município. Depois de alcançar três vitórias em Cascavel, o Luís Cláudio fez bonito e conseguiu três medalhas em Bragança. Mais uma vez o atletismo contou com total apoio do prefeito Junior da Femac”, frisa o professor Grillo.

Para o presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, a primeira edição da competição foi um sucesso. “Recebemos feedback muitos positivos. Tanto isso que a 2ª Taça Brasil Máster Loterias Caixa vai entrar em nosso calendário de 2022. Assistimos nesses dois dias muitas lições de vida”, comenta Campos. “Outra coisa foi à extrema generosidade dos competidores e familiares. Nunca recebemos tanta doação de alimentos não-perecíveis, que serão doados”, disse Campos.

A taça no interior paulista teve a presença de 620 atletas, com competidores de 30 a 93 anos de idade, sendo organizada pela primeira vez pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com apoio da Associação Brasileira de Atletismo Máster (ABRAM).