Apucarana sedia neste sábado os 60º Jogos Universitários do Paraná

Cidade terá provas de natação e atletismo; além dos torneios de basquetebol e futsal (Foto: PMA)

Apucarana vai sediar neste sábado (28-08), a 60ª edição dos Jogos Universários do Paraná (JUP´s), com a competição sendo realizada nos complexos esportivos José Antônio Basso (Lagoão), Áureo Caixote e Estação Cidadania (Parque Japira). Atletismo, basquetebol, futsal e natação (masculino e feminino) são as modalidades em disputa. As provas do atletismo e da natação acontecem no Complexo Lagoão; o futsal no “Estação Cidadania” e o basquetebol no “Áureo Caixote”.

A competição em Apucarana terá a presença de 276 atletas que vão representar 10 instituições de ensino superior do Estado. O evento esportivo estava previsto para 2020, mas devido à pandemia foi adiado.

O prefeito Junior da Femac recebeu em seu gabinete o presidente da Federação Paranaense do Desporto Universitário (FPDU), Ney de Lucca Mecking e os coordenadores da competição Emerson Venturini, o Milico; Vitor Martinez, Adalbeto Bueno e Marcelo Neves, da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo.Também participaram do encontro a vereadora Jossuela Pirelli, o secretário municipal de Esportes, José Marcelino da Silva, o Grillo; e o superintendente da pasta, Tom Barros.

Entusiasmado com a realização dos JUP´s na cidade, o prefeito Junior da Femac deu boas vindas aos dirigentes e reforçou junto à Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo o pedido para que Apucarana seja sede no ano que vem das fases finais dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP`s) divisão A; dos Jogos Escolares do Paraná (JEP´s) divisões A e B, e dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s) divisão A.

“É uma honra para o nosso município poder voltar a sediar uma competição tão importante nesse retorno do esporte no Estado. Respeitando todos os protocolos de saúde em relação à pandemia tudo está pronto para a disputa dos Jogos Universitários”, frisou o prefeito.

Segundo ele, a grande novidade para esse ano é o Complexo Estação Cidadania, no parque Japira, que será a casa do futsal na competição. “Para 2022, queremos trazer outras competições, mostrando que Apucarana é a capital do esporte no Paraná”, confirmou Junior.

A vereadora Jossuela Pirelli, ex-secretária municipal de esportes, disse que Apucarana mais uma vez está preparada para realizar uma competição de destaque no Estado. “É muito bom e gratificante ver que o esporte está voltando e ter a retomada das competições em nosso município”, disse Josuela Pirelli.

O secretário municipal de Esportes de Apucarana, professor José Marcelino da Silva, o Grillo, confirmou que toda estrutura física está pronta para receber os Jogos Universitários do Paraná. “Depois de nove anos voltaremos a sediar os Jogos Universitários do Paraná.
É a retomada do esporte, e lembramos que Apucarana também sediará ainda em 2021 os Jogos da Juventude e os Jogos Abertos do Paraná”, frisou Grillo.

O presidente da Federação Paranaense do Desporto Universitário (FPDU), Ney de Lucca Mecking, lembrou que o JUP´s teve a sua última edição em Maringá na temporada 2019. “Estamos muito felizes aqui em Apucarana por toda a receptividade que tivemos da cidade. Apucarana tem uma excelente estrutura na área de esportes, compatível à realização de competições deste nível”, avaliou Mecking, assinalando que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, na pessoa do Hélio Werbiski, superintendente geral do esporte), está dando todo o suporte para o sucesso dos JUP´s.

Emerson Venturini, o “Milico”, coordenador de Esporte de Rendimento da Superintendência da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, explica que os formatos pensados para este ano devido à pandemia visam reduzir os riscos aos atletas, dirigentes e equipe de arbitragem. “Nos Jogos Universitários os atletas vão se deslocar até o local de competição, jogar e voltar para seu município de origem no mesmo dia. Desse modo, não teremos alojamentos, mantendo os atletas e as equipes técnicas pouco tempo nos locais. Os jogos não terão a presença de público”, comenta Venturini.

As modalidades de judô, karatê, handebol e vôlei serão disputadas em outras cidades da região também neste sábado (28). As disputas de handebol e karatê serão em Arapongas, o judô em Jandaia do Sul e o voleibol em Cambira. Ao todo somando as quatro cidades, 524 pessoas participam das competições. São 359 atletas, 48 dirigentes e 117 árbitros. Os JUP´s de 2021 contarão com 11 universidades.
Em Apucarana vão competir atletas da FAG (Cascavel), FATEB (Telêmaco Borba), Guairacá (Guarapuava), Integrado (Campo Mourão), Universidade Estadual de Londrina (UEL)-Londrina, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)-Ponta Grossa, Uniamérica (Foz do Iguaçu), Unicesumar (Maringá),Unioeste (Cascavel) e Unopar (Campo Mourão).

PROGRAMAÇÃO NOS JUP`S

A primeira etapa do atletismo vai ocorrer no Lagoão, às 8 horas, e a segunda etapa a partir das 13h30. A natação, também no Lagoão, com a primeira etapa iniciando às 8 horas, e a segunda às 14h30.

O futsal no “Estação Cidadania” tem a seguinte programação: 9 horas, Unicesumar x Guairacá (f), 10h30, Unicesumar x FATEB (m), 14 horas, Guairacá x FATEB (f), 15h30, FATEB x Unicesumar (m), e às 17 horas, FATEB x Unicesumar (f).

O Complexo Áureo Caixote vai sediar o basquetebol. Os jogos marcados são: 9 horas, Uniamérica x Integrado (f), 10h45, Unicesumar x Integrado (m), 14 horas, Ingrado x Unicesumar (f), 15h45, Integrado x Unicesumar (m), e às 17h30, Unicesumar x Uniamérica (f).