Apucaranense conquista ouro e prata no Paranaense de Atletismo Sub-23

O atleta Edson Aparecido Emídio, de 22 anos, faz parte da equipe da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Apucarana (Foto: divulgação)

O atleta Edson Aparecido Emídio, de 22 anos, da equipe da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Apucarana, voltou a se destacar neste final de semana na modalidade de atletismo. Competindo no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA), em Cascavel, ele conquistou uma medalha de ouro e outra de prata durante o Campeonato Paranaense na categoria sub-23.
A competição realizada, no sábado e no domingo, teve a participação de mais de 100 atletas das cidades de Apucarana, Cascavel, Londrina, Maringá, Curitiba, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Medianeira, Ponta Grossa, Campo Mourão, Paranavaí, Cianorte, Colombo, Cornélio Procópio, Presidente Prudente-SP e Bauru-SP.

Com muito calor no Oeste do Estado, o atleta de Apucarana no sábado ficou em primeiro lugar na prova de 10.000 metros com o tempo de 32’34”, enquanto no domingo foi o segundo colocado nos 5.000 metros com a marca de 16’29”. “Fiquei feliz pela marca que obtive no sábado na prova de 10.000m e ainda um pouco cansado no domingo consegui a prata nos 5.000m. Estou esperançoso para as próximas competições, o Brasileiro e também o Estadual no mês que vem. Agora é descansar alguns dias, dar uma recuperada e depois voltar com tudo nos próximos campeonatos. Nesse ano também disputarei os Jogos Abertos do Paraná, tendo índice nas provas de 5.000m, 3.000m com obstáculos e 10.000m. Agora é colocar a cabeça no lugar e decidir em qual prova disputar”, destaca o jovem atleta.

O Campeonato Brasileiro está marcado para os dias 4 e 5 de setembro em Bragança Paulista-SP, enquanto nos dias 25 e 26 do mesmo mês vai ocorrer o Campeonato Paranaense em Cascavel.

Edson é natural de Cambará e iniciou a carreira no atletismo num projeto do Colégio Estadual Professor Sílvio Tavares numa parceria com a Prefeitura daquela cidade, com o comando do professor Cafu. “Comecei em 2010, disputando os Jogos Escolares do Paraná e com 15 anos fui para uma equipe em São Paulo e lá fiquei por quatro temporadas. No ano passado entrei no exército e a partir daí passei a defender a equipe da Secretaria de Esportes de Apucarana.

Por duas vezes, Edson disputou a Prova Pedestre 28 de Janeiro na corrida de 5.000m. Em 2019 obteve a primeira colocação e no ano passado ficou em segundo lugar. O vencedor foi o queniano Stanley Koech. Na próxima “28”, ele quer disputar a competição de 10.000m.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes de Apucarana, destacou os bons resultados alcançados por Edson no Estadual Sub-23. “Mais uma vez o Edson representou Apucarana muito bem conseguindo duas medalhas para o município. Ele vem tendo boas performances ao longo do ano e acredito que alcançará novas conquistas no próximo mês no Brasileiro e no Paranaense. O prefeito Junior da Femac tem nos ajudado muito e dado todo o apoio aos nossos atletas nas competições”, disse Grillo.