Apucarana terá rota de cicloturismo do Programa Pedala Paraná

Apucarana foi inserida nas rotas de cicloturismo que estão sendo implantadas no Paraná pelo Governo do Estado. O município foi incluído no Programa Pedala Paraná, que já possui 20 rotas cadastradas. O objetivo é aliar a prática de esportes, o turismo e fortalecer a economia nas regiões contempladas pela iniciativa.
O anúncio foi feito pelo prefeito Junior da Femac, após reunião online. De acordo com o prefeito, a equipe municipal irá agora definir o roteiro, que terá o trajeto entre 30 e 40 quilômetros. “Vamos definir uma rota que vai percorrer a zona rural, passando por pontos turísticos e colocando os ciclistas em contato com belas paisagens, aspectos culturais, históricos e a agricultura familiar de Apucarana”, frisa Junior da Femac.
Após realizar o mapeamento, o município irá encaminhar um documento para a Paraná Esporte com a rota pré-estabelecida. “Então, Apucarana vai se juntar as outras 20 rotas que estão sendo implantadas no Paraná. Estamos estudando um percurso com uma altimetria leve, de modo que as famílias possam participar, realizar a prática esportiva com tranquilidade e conhecer nossos atrativos”, pontua o prefeito.
O programa é realizado pela Paraná Esporte, em parceria com a Paraná Turismo, Detran e prefeituras. “O programa foi lançado em janeiro deste ano com a implantação da Rota do Descoberto, em Guaratuba. Em cada rota são instaladas estações que contêm ferramentas para socorros de urgência, bomba para encher pneus, além de um mapa com as informações do trajeto. Esses totens são construídos a partir de madeira de reflorestamento e constituem o serviço de apoio ao cicloturista”, explica Hélio Wirbiski, superintendente da Paraná Esporte.
A reunião contou com a participação do superintendente da Paraná Esporte, Hélio Wirbiski; de Tiago Campos, diretor de inovação e desenvolvimento ao esporte; de Marcos Aurélio Schemberger, coordenador geral de inovação; e de Adir Romeo, coordenador das modalidades de ciclismo.
Além do prefeito, também participaram da reunião virtual o secretário municipal de Esportes, José Marcelino da Silva (Grillo) e o superintendente da pasta, Tom Barros, além da titular da Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), Maria Agar, que esteve acompanhada da superintendente de turismo, Andreia Patrícia Rinaldo.