Há 3 anos, Apucarana era campeã do futebol nos Jogos Abertos do Paraná

Há 3 anos o time de Apucarana na modalidade de futebol conquistava o título na fase final “A” dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s). A final da competição foi contra Tuneiras do Oeste e ocorreu no Estádio Municipal Olímpio Barreto. No tempo normal o jogo terminou 1 a 1, com os apucaranenses vencendo na disputa por pênaltis pelo placar de 4 a 2.

Foi um tabu quebrado por Apucarana no futebol, pois o último título na modalidade havia acontecido nos JAP´s, em Umuarama, em 1982. Naquela ocasião na final da competição, Apucarana venceu Maringá por 1 a 0, com gol do meio-campista Dulce.

A conquista em Apucarana depois de 35 anos, deixaram o prefeito Beto Preto (hoje Secretário Estadual de Saúde) e o vice-prefeito Junior da Femac (hoje prefeito) muito felizes com o título no “Olímpio Barreto”.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes, lembra a conquista e enaltece a campanha realizada em casa. “Aquele time era muito forte,unido e foi campeão de forma merecida. Foi uma conquista que entrou para a história e até hoje é lembrada pelos apaixonados do futebol da cidade”, destaca Grillo, que na época comandava a equipe de atletismo de Apucarana.

Naquela final do futebol o jogo foi muito movimentado. Com apoio da torcida a agremiação local começou pressionar para abrir o marcador, mas Tuneiras do Oeste teve tranquilidade para segurar o adversário e garantir o empate sem gols no primeiro tempo.
Aos 6 minutos da etapa final, o lateral Renan recebeu lançamento, dominou com perfeição, se livrou do zagueiro e acertou um belo chute da entrada da área para fazer um golaço para o time de Apucarana.
Com desvantagem no placar, Tuneiras se soltou mais, foi em busca do seu gol, mas sofria os contra ataques de Apucarana que sempre levavam perigo ao goleiro Marcão. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Tuneiras empatou o duelo. Cobrança de falta pela direita, à bola foi lançada na área e o zagueiro Sávio, de cabeça, deixou tudo igual em 1 a 1, resultado que levou a decisão para os pênaltis.
Com o comando do professor Matheus Appa Broze, Apucarana foi campeã com os jogadores Willian, Ciriaco, Douglas, Felipe Barreto, Pichelli, Renan, Reinaldo, Dadinho, Luís Felipe, João Ricardo, Jajá, Harthur, Kenu, Leonardo Pelé, Matheus Arroz, Alemão, Allan, Brayan, Bruno José, Braien, Emerson e Guilherme.
Alguns jogadores do elenco campeão se tornaram profissionais no futebol como o volante Braien, que atua na Espanha, o meia Luís Felipe, do Apucarana Sports, e o atacante Kenu, do Nacional, de Rolândia.
Na primeira fase dos JAP´s, Apucarana venceu Araruna por 1 a 0 e empatou sem gols contra o Foz do Iguaçu. Pelas quartas de final, os apucaranenses golearam Capanema por 4 a 1 e na fase semifinal empatou sem gols frente São José dos Pinhais, vencendo depois nos pênaltis.
A medalha de bronze ficou com São José dos Pinhais que venceu Foz do Iguaçu nos pênaltis por 9 a 8, após empate no tempo normal por 1 a 1. Petter marcou para Foz no primeiro tempo, e Eliaquim empatou para São José na etapa final.
Na solenidade de premiação estiveram presentes o prefeito de Apucarana, Beto Preto, a secretária municipal de Esportes, professora Jossuela Pinheiro, o empresário Luiz Hirose, grande incentivador da equipe apucaranense, entre outras autoridades.