Prefeitura de Apucarana vai inaugurar a quadra de esportes na Caixa São Pedro que levará o nome do pioneiro Adelino Miquelão

O prefeito Junior da Femac vai inaugurar neste sábado (15 de fevereiro), às 9h30, a reforma da quadra de esportes Adelino Miquelão no distrito da Caixa São Pedro, em Apucarana. A revitalização incluiu melhorias gerais da quadra, além da construção de vestiários e sanitários.

O prefeito Junior da Femac afirma que tem um carinho especial pela comunidade de Caixa de São Pedro, pois sua mãe – Maria Toschi – nasceu no distrito e seu avô – Luiz Toschi – foi um dos pioneiros. “Assim como fazemos com os demais bairros e distritos de Apucarana na gestão Beto Preto, estamos vendo todas as demandas da Caixa de São Pedro e buscando atendê-las”, reitera o prefeito.

A secretária municipal de Esportes, professora Jossuela Pinheiro, diz que a quadra vai atender toda a comunidade. “Além do vôlei, basquete, handebol e futsal, aqui acontecerão também às aulas de educação física da Escola de Campo Wilson de Azevedo e vamos trazer ainda aulas de zumba e atividades para a terceira idade”, cita Jossuela.

A população e, principalmente a juventude da localidade, poderão praticar esportes em um ambiente de melhor qualidade.

O morador Valdemir Alexandre da Silva, desportista e que comanda o time de futebol da Caixa São Pedro, enalteceu nesta quinta-feira a benfeitoria realizada no local. “Com certeza é uma obra bem vinda para toda a comunidade. O local estava abandonado e agora será utilizado para a prática do esporte e do lazer a todos que residem na Caixa São Pedro”, disse Silva.

O também morador do distrito, o comerciante Douglas Delcoli, diz que a quadra ficou em ótimo estado com a reforma. Ele disputou muitas partidas naquela praça esportiva quando era criança. “Ficou muito legal e com certeza os moradores do distrito, principalmente as crianças, ficarão felizes em poder praticar uma atividade esportiva naquele local”, destaca Douglas, que foi campeão do futebol na fase final dos Jogos Abertos do Paraná (JAP`s), em 2017, defendendo a equipe de Apucarana.

As obras tiveram investimento de R$ 90.541,16 com recursos próprios da Prefeitura de Apucarana.

NOME DA QUADRA – Adelino Valentim Miquelão residiu há mais de 70 anos no distrito. Acompanhando dos pais João e Rosa Miquelão, Adelino chegou, aos 14 anos, a localidade que se tornou Caixa de São Pedro, no dia 3 de outubro de 1938, de onde nunca saiu. Foi testemunha viva do surgimento do município de Apucarana, já que o distrito se formou primeiro que a cidade. Sempre trabalhando na zona rural, foi carroceiro.

Viveu o auge da agricultura cafeeira nas décadas de 60 e 70. Adelino morou há mais de 50 anos na mesma casa, na Fazenda Ficheira. Ele deixou seis 6 filhos, 17 netos e 15 bisnetos.