“Meu Campinho” é inaugurado no Pirapó

Nova praça esportiva foi entregue pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, e o prefeito Junior da Femac (Foto: PMA)

A solenidade de inauguração aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, do prefeito Junior da Femac e do vereador Franciley de Godoi “Poim”, que representa o distrito no Legislativo. Também participaram do evento o prefeito de Cambira, Emerson Toledo; o presidente da Câmara, Luciano Molina, o vereador Gentil Pereira, o empresário Val Marques, a secretária de esportes, Jossuela Pinheiro, e os demais secretários municipais.

A área disponibilizada para implantar o programa foi de 1.825,50 m², no Distrito do Pirapó, aonde já existiam vários equipamentos comunitários, como creche, posto de saúde, ginásio de esportes e academia ao ar livre. Com investimento de R$ 380 mil a fundo perdido – mais contrapartida de R$ 30 mil do município -, o projeto tem por objetivo o incentivo à prática de esportes com o acompanhamento de profissionais de educação física.

“Essa bela obra é motivo de orgulho para todos nós do Pirapó, pelo que representa em lazer para todas as idades. Me lembro de quando me encontrei com o Ratinho Junior , em 2017, para reivindicar o Meu Caminho”, comentou o vereador Poim. Ele enalteceu também o empenho do ex-prefeito Beto Preto na conquista da obra, e a continuidade do trabalho com o atual prefeito Junior da Femac.

“O programa foi planejado com o objetivo de criar espaços que oferecem acesso ao esporte, a todas as pessoas, em especial para as crianças nos horários que não estão na escola, promovendo a cultura da prática do esporte, da vida saudável e descoberta de novos talentos, com intenção de protegê-las dos riscos das drogas e da violência das ruas”, argumenta Junior da Femac.

O secretário João Carlos Ortega disse que o Meu Campinho tem o DNA do governador Ratinho Junior. “Foi ele quem trouxe para o Paraná o modelo implantado na Alemanha. Estamos muito felizes por entregar estes equipamentos para o lazer e prática esportiva para toda a população do Pirapó”, assinalou Ortega.

Compõem o Programa Meu Campinho, três módulos, com aproximadamente 941,00 m², incluindo um campo de futebol com grama sintética, com iluminação e alambrado, com área de 648,00m². Além da prática de futebol, o espaço também poderá ser utilizado para a prática de handebol, voleibol e badminton, inserção de atividades esportivas para grupos especiais de terceira idade e deficientes.

O programa conta ainda com um playground com cinco brinquedos, em piso ecológico emborrachado. O “EPDM” é um piso emborrachado, fabricado por meio do sistema de reciclagem de pneus. “Trata-se de um piso ecológico, que pode ser ideal tanto para áreas externas, como playgrounds e quadras, quanto para áreas internas, como academias residenciais e ambientes corporativos”, explica o prefeito Junior da Femac.

O Meu Campinho dispõe ainda de uma área de Lazer com mesas para jogos num pergolado, com área de 113,00m². O programa é complementado com urbanização e paisagismo do restante da área do terreno, com a construção de passeios e grama.

Apucarana foi contemplada com o Programa Meu Campinho no ano de 2017, pelas mãos do então deputado estadual Carlos Roberto Massa, o “Ratinho Júnior”, que na época era o titular da Secretaria do Desenvolvimento Urbano.