Festival em Apucarana atrai enxadristas do Paraná e São Paulo

Ao lado da secretária Jossuela Pinheiro, o prefeito Júnior da Femac prestigiou a arena de jogos e conferiu de perto a atuação dos estrategistas (Foto: Profeta)

Duzentos esportistas participaram neste último domingo (25/08), no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), do 1º Festival de Xadrez de Apucarana. Uma promoção da Secretaria Municipal de Esportes, a competição contou com 200 inscritos de várias regiões do Paraná e São Paulo, distribuídos nas categorias Absoluto, Sub 08, 12, 14, 16,18 e Adulto.

Ao lado da secretária Jossuela Pinheiro, o prefeito Júnior da Femac prestigiou a arena de jogos e conferiu de perto a atuação dos estrategistas. “Apucarana é hoje a capital de todos os esportes. O xadrez é uma das modalidades que incentivamos tanto junto aos nossos alunos da rede municipal, quanto junto à comunidade em geral, com treinamentos organizados por nossa secretaria. Ficamos muito contentes com o resultado deste primeiro festival, que contou com a presença de competidores até de São Paulo”, disse Júnior da Femac.

A secretária Jossuela confirma que participaram do evento atletas de 17 municípios: Califórnia, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Ibiporã, Londrina, Mandaguari, Marilândia do Sul, Maringá, Nova Santa Barbara, Rolândia, Sertanópolis, Guarujá (SP) e Santos (SP). “A classificação de todas as categorias está disponível no site da Secretaria de Esportes (www.apucarana.pr.gov.br)”, ressalta a secretária. Ela informa que também estão abertas inscrições para quem quer participar dos treinamentos da modalidade, ofertados gratuitamente pela prefeitura. “Estamos à disposição para atender a todos que queiram saber mais sobre a modalidade de xadrez”, afirma Jossuela Pinheiro, secretária de Esportes de Apucarana.

Ainda com relação ao festival realizado no domingo, ela informa que todos os participantes foram agraciados com medalhas e os primeiros colocados de suas respectivas categorias receberam troféus.

O esporte – O xadrez, jogo milenar e dos mais populares do mundo, é também esporte reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional. Nas escolas, vem sendo aplicado como ferramenta de educação. Entre os benefícios apontados por estudiosos, está o desenvolvimento do pensamento lógico, aumento de atenção e concentração, imaginação, criatividade, amadurecimento do julgamento e do planejamento, capacidade de antecipar fenômenos, desenvolvimento da vontade de vencer, da paciência e do autocontrole.