Praças esportivas são vistoriadas para disputa dos JEPs em Apucarana

O prefeito Junior da Femac e a secretária Jossuela Pinheiro acompanharam os últimos serviços para a cidade sediar a competição (Fotos – Edson Denobi)

Os ginásios, praças esportivas, pista de atletismo e parque aquático de Apucarana receberam nesta semana, os últimos reparos e melhorias, visando a disputa da fase final dos Jogos Escolares do Paraná. A competição que irá reunir 5 mil atletas, de 12 a 14 anos, de todo o Paraná, será aberta na noite desta sexta-feira (12), a partir das 19h30, no Ginásio de esportes José Antônio Basso, o “Lagoão”.

Operários da prefeitura trabalhavam ontem em serviços de limpeza, reparos e pintura nos locais de competição e, principalmente, no ginásio de esportes do Lagoão, que será o palco da abertura dos jogos. O prefeito Junior da Femac e a secretária municipal de esportes, Jossuela Pinheiro, percorreram todo o Complexo Esportivo do Lagoão, verificando as condições da quadra, vestiários, sanitários, piscina semi-olímpica, pista de atletismo e plataformas de saltos e lançamentos.

“Felizmente, a partir de 2013, na gestão do ex-prefeito Beto Preto, todas as nossas praças esportivas receberam a atenção necessária, com investimentos pontuais. Da mesma forma, o apoio ao esporte foi resgatado”, avaliou Junior da Femac, acrescentando que “todas as instalações esportivas de Apucarana estão previamente aprovadas pelo Governo do Estado, e em perfeitas condições para sediar os JEPs”.          

Conforme destaca a coordenadora geral dos JEPs,  Márcia Tomadon, Apucarana  é, pela sexta vez consecutiva, sede de uma fase final dos Jogos Escolares do Paraná. “A cidade recebe, desde 2015, pelo menos uma das etapas finais dos jogos. Para esta edição, estão confirmados 747 estabelecimentos de ensino de 270 municípios, somando 5.279 participantes, entre atletas e dirigentes.

Conforme revela a secretária Jossuela Pinheiro, no congresso técnico, com a participação de dirigentes esportivos dos 32 Núcleos Regionais de Educação, foi comunicada a presença da campeã olímpica no salto em distância em Pequim 2008, Maurren Maggi, na cerimônia de abertura. “A abertura dos jogos também terá show do grupo Ginasloucos, com acrobacias e enterradas no basquete”, informa Jossuela.

As disputas começam no sábado em 14 modalidades e diversas delas contemplam o paradesporto. Luta olímpica e skate acontecem em Foz do Iguaçu, junto com a categoria 15 a 17 anos, entre os dias 2 e 10 do mês que vem. De acordo com diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, esse é o maior encontro esportivo escolar do país, com mais de 100 mil participantes durante o ano, em todas as fases.

Para a coordenadora-geral dos Jogos Escolares do Paraná, Marcia Tomadon, o Governo do Estado é grato pela parceria da cidade de Apucarana, que mais uma vez se disponibilizou a sediar a competição. De acordo com ela, a cidade tem uma excelente estrutura e esse comprometimento dá segurança a todos os envolvidos.

A cidade de Guarapuava, no Centro-Sul do Estado, foi homologada como a próxima sede da fase final dos Jogos Escolares, na categoria 12 a 14 anos, no ano que vem. Os campeões da fase final, no regular, garantem vaga para os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, que desde o ano passado, são disputados em três etapas regionais e uma nacional.