Em 6 anos, Apucarana recebeu quase 50 mil atletas

Cidade sediou as principais competições do Paraná e a partir de sexta-feira, realiza mais uma vez as finais dos Jogos Escolares (Fotos – Profeta)

A partir de 2013, Apucarana iniciou um momento de resgate do esporte, investindo nem reformas e melhorias de todas as suas praças esportivas. Ao mesmo tempo, novos centros esportivos foram agregados. O mentor deste trabalho foi um ex-atleta da seleção de basquete de Apucarana: o ex-prefeito Beto Preto. E o trabalho de estímulo e novos investimentos no esporte segue em alta com o seu sucessor, o atual prefeito Junior da Femac.

Os investimentos e o incentivo à prática esportiva ganhou força na cidade e não parou mais. Nos últimos seis anos, Apucarana sediou todas as principais competições do calendário esportivo do Paraná. Entre elas destacam-se os Jogos Escolares do Paraná (A e B), Jogos Abertos do Paraná (A e B), Jogos da Juventude do Paraná, Jogos Universitários do Paraná e Projeto Bom de Bola, além de fases locais e regionais destas competições.

Apucarana recebeu até 2018 um total de 49.060 atletas, que participaram de várias competições na cidade, movimentando suas praças esportivas e, também a rede hoteleira e comércio local. Com o apoio aos jogos e a estrutura colocada à disposição destes eventos, incluindo ginásios de esportes, pista de atletismo, parque aquático e outros espaços, Apucarana ganhou o título de “capital do esporte no Paraná”.

A coordenadora geral dos JEPs, Márcia Tomadon, destaca que Apucarana passa a fazer parte da história do esporte no Paraná. “Iniciamos essa parceria com a cidade, e reconhecemos que nós nunca tivemos isso na história do esporte paranaense, ou seja, a mesma cidade sediar por quatro anos seguidos os Jogos Escolares do Paraná”, ressalta Márcia.

O prefeito Junior da Femac, ao lado da secretária de esportes Jossuela Pinheiro, destaca que todas as atenções no cenário esportivo estarão voltadas para Apucarana, de 12 a 20 julho, com a disputa das finais dos JEPs, quando iremos receber 5.000 atletas de todas regiões do Paraná. “Estamos colhendo frutos de um trabalho iniciado em 2013, dentro de uma política pública de valorização do esporte como qualidade de vida pensada para beneficiar todas as faixas etárias, deixando para trás uma lacuna marcada pela falta de apoio ao setor”, avalia Junior da Femac.

O prefeito reforça o convite para que toda a população prestigie a competição. “Competições como os JEPs são marcantes tanto para quem disputa, quanto para quem acompanha nas arquibancadas. A solenidade de abertura, nesta sexta-feira, a partir das 19H30, no Lagoão, foi pensada com muito carinho para recepcionar as delegações e promover uma confraternização entre a juventude paranaense”, conclama Junior.

Além da presença da campeã olímpica e mundial da prova do salto em distância, Maurren Magi, a abertura dos JEPs terá uma apresentação do grupo “Ginasloucos”, com um show de enterradas de basquete e acrobacias. O Ginasloucos já realizaram quase duas mil apresentações em centenas de cidades brasileiras. “O que esses atletas-malabaristas fazem é fantástico e vale a pena assistir”, comenta a secretária Jossuela Pinheiro.

QUADRO

Competições sediadas por Apucarana