Jogos escolares têm participação de mais de 2 mil atletas

A fase municipal foi disputada em diversas modalidades, nas categorias A (nascidos entre 2002 a 2004) e B (nascidos entre 2005 a 2007). (FOTOS: Josias Profeta)

A fase municipal dos 66º Jogos Escolares do Paraná (JEPs) contou com a participação de  mais 2.100 atletas. As disputas, que iniciaram no sábado, foram encerradas na quarta-feira (10/04) com os jogos finais. A fase municipal foi disputada em diversas modalidades. As coletivas (basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia) ocorreram nas categorias A (nascidos entre 2002 a 2004) e B (nascidos entre 2005 a 2007).

Já as seletivas das modalidades individuais (atletismo, tênis de mesa, xadrez) reuniram os atletas da categoria B (nascidos entre 2005 a 2007).  As seletivas foram necessárias, pois  Apucarana sediará em julho a final da categoria B dos 66º JEPs.

O prefeito Junior da Femac ressalta que as disputas foram sadias e, além de revelar talentos, contribuem para a formação dos participantes. “O esporte ensina competências importantes aos adolescentes e jovens, como disciplina, trabalho em equipe e a lidar com as vitórias e derrotas”, reitera o prefeito.

De acordo com a secretária Jossuela, o basquetebol aconteceu no Ginásio de Esportes do Colégio São José, com a realização de 12 jogos no período de competição, pelas categorias A e B masculino e feminino. “Os campeões foram o Colégio São José no feminino A e no masculino B, Colégio Platão no feminino A e o Colégio Professor Izidoro Luiz Cerávolo ficou com o título no masculino A”, informa Jossuela.

A modalidade de handebol transcorreu no Ginásio do Colégio Platão. Houve 19 jogos pelas categorias A e B masculino e feminino, tendo como campeões no feminino A o Colégio Estadual Padre José de Anchieta, e no feminino B o Colégio São José. Já na categoria masculino A, o Colégio Estadual Padre José de Anchieta sagrou-se campeão e, no masculino B, o título ficou com o Colégio Professor Izidoro Luiz Cerávolo.

O voleibol ocorreu no Ginásio do Mater Dei. “A modalidade contou 22 jogos em 5 dias de competições”, observa Jossuela. Dividido entre feminino e masculino, a modalidade conheceu seus vencedores. No feminino A, o título ficou com o Colégio Nossa Senhora da Glória, enquanto o Colégio São José acabou conquistando 3 categorias:  feminino B e masculino A e B.

O vôlei de praia ocorreu na quadra de areia do Parque Jaboti. O Colégio Estadual Padre José de Anchieta sagrou-se campeão no feminino A, enquanto o feminino B não registrou participantes. Já no masculino, os títulos ficaram com o Colégio Estadual Nilo Cairo (categoria A) e com o Colégio Mater Dei (categoria B).

O futsal ocorreu no Complexo Esportivo José Antonio Basso (Lagoão), no Ginásio de Esportes Antônio dos Três Reis de Oliveira e no Ginásio de Esportes do Colégio São José. “Ao, todo tivemos 55 equipes inscritas com 66 jogos divididos em 4 categorias”, informa a secretária municipal de Esportes. Na categoria feminino A, o titulo ficou com o Colégio Nilo Cairo, enquanto no B o Colégio São José sagrou-se campeão. Já no masculino, o Colégio Mater Dei ficou com os títulos nas categorias A e B.

As disputas do atletismo ocorreram  na pista do Lagoão. Já as outras duas modalidades seletivas – tênis de mesa e sadrez – ocorreram no Centro da Juventude. “Lembrando que os campeões de todas as modalidades coletivas e das seletivas das categorias B estarão classificados para a fase final dos Jogos Escolares do Paraná”, reforça Jossuela, referindo-se à fase final da categoria B dos JEPs, que acontecerá em Apucarana no período de 12 a 20 de julho.s

SERVIÇO – A classificação final de cada uma das modalidades em disputa está disponível neste link