“Missão Calebe” e Prefeitura entregam reforma de quadra poliesportiva

Município cedeu os materiais necessários para execução dos serviços e membros da Igreja Adventista contribuíram com a mão-de-obra. (Foto: Josias Profeta)

Uma parceria entre a Prefeitura de Apucarana e a “Missão Calebe – Minhas férias no topo”, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, garantiu a revitalização de uma quadra poliesportiva. O espaço, localizado nos fundos da Unidade Básica de Saúde do Distrito de Vila Reis, foi entregue à comunidade nesta quarta-feira (20/03) pelo prefeito Junior da Femac.

A quadra é denominada José Augusto da Silva, uma homenagem ao avô do vereador Antônio Marques da Silva, o Marcos da Vila Reis. “A quadra foi construída há cerca de 20 anos, chegou a ser utilizada no início e depois foi abandonada, sendo tudo tomado pelo mato. Esse espaço, que virou um local de uso de drogas, será agora um espaço para tirar jovens do caminho das drogas”, frisa o vereador Marcos da Vila Reis, que também representou no ato o Legislativo.

O prefeito Junior da Femac lembra que a parceria com a Igreja Adventista foi firmada há cerca de sete semanas e, partir da mobilização das equipes, a revitalização foi concluída neste curto espaço de tempo. “Os jovens da Missão Calebe entraram com a mão-de-obra e a prefeitura, através de suas diversas secretarias, com o material necessário para a revitalização e com a execução dos serviços mais complexos”, explica.

Além das atividades esportivas, a quadra funcionará como um espaço multiuso. “A comunidade tem de volta um local para a prática do futsal, voleibol, handebol e artes marciais. Também será um espaço para a realização de eventos, feiras, atividades da terceira idade, mobilizações da saúde e da assistência social”, cita Junior da Femac, observando que a quadra está localizada ao lado da UBS e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

A Prefeitura cedeu o material necessário, como cimento, areia, tijolo, tinta, traves, rede de proteção para fechar toda a quadra e grama para a jardinagem. “Os jovens da Missão Calebe se empenharam para transformar este local e agora pedimos para que a comunidade nos ajude a cuidar desse espaço, denunciando todo ato de vandalismo”, solicita Junior da Femac.

A Prefeitura realizou ainda serviços complementares como a colocação de manta asfáltica nos pontos de goteira da cobertura, o reforço da estrutura metálica com ancoragem da base, plantio de mil metros quadrados de grama e de 20 árvores da espécie resedá.

O prefeito Junior da Femac esteve acompanhado no evento por diversos secretários. A secretária municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro, falou em nome do  secretariado e disse que na Vila Reis estão sendo revelados diversos campeões no atletismo. Como resultado do incentivo dado pelo Município à modalidade, Jossuela apresentou três estudantes do bairro que foram campeões nas suas categorias na Corrida Internacional São Silvestre e na Prova 28 de Janeiro.

O pastor Osmar Siqueira Junior, coordenador da Missão Calebe da Igreja Adventista, afirma que foi feita uma pesquisa de campo em Apucarana, buscando identificar as necessidades das comunidades. “Definimos que a quadra da Vila Reis seria o nosso alvo neste ano. A ação faz parte do propósito servir a comunidade, olhando além das nossas portas e enxergando que existem pessoas que precisam de ajuda”, assinala Siqueira Junior, que esteve acompanhado no evento pelo pastor Denis Machado.

Também prestigiaram o evento, que contou com a presença da Banda Municipal, representantes da Associação de Moradores da Vila Reis, membros da Igreja Adventista, alunos da Escola Municipal José de Alencar e do Colégio Estadual Professora Godoma Bevilacqua de Oliveira, líderes religiosos de outras denominações, além moradores e de diversos secretários municipais.