Fundo Municipal de Esportes liberou R$ 720 mil para atletas e equipes

Conselho Municipal de Esportes completou seis anos nesse mês

O Conselho Municipal de Esportes de Apucarana (CMEA) está completando seis anos nesse mês. O órgão é uma instância colegiada de caráter consultivo, fiscalizadora e deliberativa de natureza permanente, com a finalidade de formalizar políticas públicas e implementar ações destinadas ao fortalecimento das atividades esportivas e de lazer do município.

A partir de julho de 2019, o aporte de recursos públicos liberado via Fundo Municipal de Esportes (FMDEA) já totalizou R$ 720.343,57. Receberam apoio financeiro nos últimos cinco anos, diversos atletas pertencentes às modalidades de karatê, jiu jitsu, kung fu, kickboxing, MMA, rugby, motocross, motociclismo, automobilismo, capoeira, atletismo, basquete, badminton, futebol, futsal, handebol, vôlei, pole sport, fisiculturismo, ginástica rítmica, vôlei de praia e mountain bike.

Atualmente, o conselho é presidido por Rafael Hidalgo Lobato e é composto por representantes do poder público e da sociedade civil organizada. São 16 membros titulares e 15 suplentes. “Em 2019, quando foi implantado, o conselho disponibilizava de um fundo de R$ 30 mil e, atualmente, o valor é de R$ 500 mil”, informa Hidalgo.

Tendo como primeira presidente a professora Jossuela Pirelli, hoje secretária municipal de Assistência Social, o órgão vem apoiando muitos atletas de diferentes modalidades com apoio financeiro da Prefeitura de Apucarana ao longo desses últimos cinco anos, garantindo ao município representatividade esportiva nas competições estaduais, nacionais e internacionais.

O apoio levou atletas para importantes competições em cidades do Paraná e outros estados da Federação, bem como as disputas internacionais como campeonato de MMA no México, Pan-Americano de Pole Sport na Argentina e o Pan-Americano de Karatê na Colômbia. Também apoiou competidores no Brasileiro de Kung Fu e de Karatê, no Sul-Brasileiro de Motovelocidade, no tradicional Rally dos Sertões, no Mundial de Jiu Jitsu. Contribuiu ainda com material esportivo para equipe de rugby e para o Projeto de Futebol 1 Gol de Letra, entre outras ações.

“Nossa gestão incentiva a prática esportiva e a qualidade de vida, apoiando atletas e equipes em importantes competições. Por meio da Secretaria de Esportes, alicerçamos dia após dia um ambiente de valorização e apoio aos atletas da cidade, formando e revelando talentos em diversas modalidades”, destaca o prefeito Junior da Femac, que cita a importância da Câmara Municipal.

“Agradeço aos vereadores da base que, além de viabilizarem a aprovação do orçamento que é peça fundamental para a execução das políticas públicas municipais, são legisladores que têm sempre atuado com espírito republicano diante das matérias, sempre de interesse coletivo, encaminhadas pelo Executivo Municipal”, disse o prefeito.

“Nos últimos anos, Apucarana segue firme no esporte valorizando os seus atletas, fortalecendo as escolinhas em várias modalidades, cuidando e construindo novas praças esportivas, com os nossos gestores edificando legislações importantes como a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Esportes, medidas de governo que potencializam as ferramentas públicas de apoio aos competidores do município”, frisa o professor Tom Barros, secretário municipal de Esportes.

Até o final desse ano o CMEA realizará dez reuniões no Centro da Juventude Alex Mazaron. As datas marcadas são as seguintes: 6 de março, 3 de abril, 2 de maio, 5 de junho, 3 de julho, 7 de agosto, 4 de setembro, 2 de outubro, 6 de novembro e 4 de dezembro.

Mais informações sobre o Conselho Municipal de Esportes de Apucarana podem ser obtidas através do site da Secretaria Municipal de Esportes ou no e-mail: cmea@apucarana.pr.gov.br.